As vítimas do acidente com o avião da empresa Voepass que caiu em Vinhedo na semana passada morreram de politraumatismo, com as queimaduras sendo secundárias aos traumas. A informação foi divulgada ontem (12) durante entrevista coletiva da Polícia Técnico Científica em São Paulo.
Os agentes finalizaram o trabalho de necropsia nos corpos que foram resgatados. Pela dinâmica do acidente as vítimas sofreram lesões decorrentes do impacto e que as levaram a morte. Ontem o IML funcionou exclusivamente para os trabalhos de identificação das vítimas desse acidente.
Ainda de acordo com a polícia, foram identificados 27 corpos, 15 já foram liberados aos familiares das vítimas.
Especialistas do IML (Instituto Médico Legal) disseram que morte das 62 vítimas por politraumatismo foi instantânea por causa do choque do avião com o solo.
“Na verdade pela dinâmica do acidente, acho que todos puderam presenciar as imagens, a aeronave não explodiu no céu. Ela teve uma queda livre. Então as vítimas sofreram danos decorrentes do impacto. Então foram lesões traumáticas, fraturas, dilacerações entre outras. Ocorreu ali um incêndio após a queda da aeronave, pelo choque. Parece que ele aconteceu do impacto da cauda da aeronave ao chão e houve uma explosão. Então parte dessas vítimas, além do trauma que sofreram, tiveram ainda queimaduras. Não chegaram a ficar totalmente carbonizadas, mas sofreram danos por queimadura sim”, afirmou o Superintendente da Polícia Científica de SP Claudinei Salomão.
Novo material genético é localizado nos destroços do avião
O trabalho de remoção dos itens pessoais das 62 vítimas da queda do avião em Vinhedo foi interrompido na tarde desta segunda-feira (12), após novo material genético ser encontrado no terreno onde a aeronave caiu. Segundo a Polícia Científica, o “remanescente humano” será fotografado, coletado e encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) Central de São Paulo para ajudar nos trabalhos de identificação das vítimas.
Todos os 62 corpos foram retirados do local do acidente no último sábado (10) e encaminhados ao IML Central na capital paulista.
A Defesa Civil de Vinhedo informou que a interrupção foi determinada pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que havia finalizado no início da manhã a ação inicial de investigação e remoção de partes da aeronave.
O que é politraumatismo?
Segundo informações da Sociedade de Trauma Ortopédico, o politraumatismo é caracterizado por múltiplas lesões causadas ao corpo por forças externas, de natureza física ou química, como impactos ou queimaduras. O politrauma pode acometer órgãos vitais e diversos sistemas e, em casos extremos, pode levar a óbito.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Taxa de crianças sem registro de nascimento cresce 90% em Piracicaba
Semana começa mais gelada e sem previsão de chuva em Piracicaba