- Publicidade -
CotidianoPedidos por cirurgia bariátrica dobram; entenda como funciona

Pedidos por cirurgia bariátrica dobram; entenda como funciona

Procedimento tem alta na procura, mas ainda não retomou patamar de realizações; veja como é o processo

- Publicidade -

Os pedidos para fazer cirurgia bariátrica dobraram na região de Campinas entre 2022 e 2023. Como a demanda pelo procedimento ficou represada na pandemia, o número de procedimentos está baixo. No ano passado, o HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp realizou 10 operações.

Mas para conseguir ser selecionado, é preciso passar por um processo específico (leia abaixo).

- Publicidade -

De acordo com informações da secretaria de Saúde do Estado, as solicitações para as cirurgias que reduzem o estômago para que o paciente emagreça subiram de 414 no ano retrasado para 858 em 2023 na região. A diferença equivale a 107,2% de aumento.

Quem pode fazer a cirurgia bariátrica?

Os pedidos envolvem pessoas que sofrem com a obesidade, mas o médico cirurgião bariátrico, Murillo Utrini, alerta que os candidatos selecionados que mais se beneficiam do procedimento possuem também quadros como pressão alta, diabetes, colesterol elevado, dores articulares mobilidade reduzida. “São condições clínicas agravadas pela obesidade”, explica ainda o especialista.

Preparação é importante

A garantia da vaga para a cirurgia depende da preparação de cada um. As etapas necessárias incluem uma bateria de exames e avaliações médicas e psicológicas. As fases envolvem testes nutricionais e adoção de dietas, e também a busca por uma melhor forma física e pelo abandono de vícios, como o álcool e o cigarro.

O que diz o estado?

Procurado pela EPTV Campinas, o DRS-7 (Departamento Regional de Saúde) informou que as cirurgias estão subindo em relação à pandemia, o que representa uma retomada dos procedimentos. Além disso, diz que é preciso considerar que urgências e emergências interferem nas cirurgias programadas.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

- Publicidade -

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

O que muda com o novo CPF?

Instagram e Threads reduzirão alcance de conteúdo político

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -