A PF (Polícia Federal) de Campinas cumpre nesta terça-feira (28) cinco mandados de busca e apreensão contra associação criminosa voltada ao contrabando de cigarros. As ações acontecem em Maringá, no Paraná.
Segundo a delegacia do órgão, as investigações que motivaram a Operação Smog começaram em maio, depois que seis pessoas foram presas pela PM (Polícia Militar) em Hortolândia com uma carga de cigarros do Paraguai.
“As informações colhidas sobre veículos e pessoas levaram à identificação de outras pessoas, inclusive jurídicas em Maringá, voltadas à distribuição de cigarros estrangeiros ilegais no interior de São Paulo”, detalha a PF.
Ainda conforme a Polícia Federal, os mandados foram expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas, que também autorizou o bloqueio judicial de 13 veículos, “cujos indícios apontam para seus usos no empreendimento criminoso”.
Os envolvidos que são alvos da operação responderão por contrabando e associação criminosa, cujas penas podem chegar a oito anos de reclusão.
LEIA MAIS
Polícia prende suspeito de participar de ataque a shopping de Campinas
Polícia vai ouvir vigilantes de ataque a shopping de Campinas
ROUBO DE CARGAS
O foragido foi preso quando saía do condomínio onde mora. O bairro não foi detalhado pela corporação. Ele portava uma pistola calibre 9 mm.
De acordo com o órgão, a investigação que levou à localização do criminoso foi realizada pelo grupo especializado em roubo de cargas da Polícia Federal, sediado em Campinas.
“Além do cumprimento do mandado de prisão preventiva, ele também foi autuado em flagrante por porte ilegal, já que portava a arma dentro o veículo que conduzia”, detalha.
Além disso, dois veículos de alto valor foram apreendidos na ação da PF.
LEIA TAMBÉM
Banco de Alimentos de Campinas tem alta na busca por doações