- Publicidade -
CotidianoPF faz operação na região contra fraudes em previdências

PF faz operação na região contra fraudes em previdências

Terceira fase da Operação “Encilhamento” foi deflagrada na manhã desta terça-feira (3) pela Polícia Federal de Varginha (MG)

- Publicidade -

A Polícia Federal de Varginha (MG) deflagrou na manhã desta terça-feira (3) a terceira fase da Operação “Encilhamento”, que tem como objetivo combater fraudes contra institutos de previdências municipais. Na região, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Campinas e Hortolândia. 

Os agentes também estiveram em Pouso Alegre, Jacutinga, Belo Horizonte e Sete Lagoas, no estado de Minas Gerais, e Florianópolis, em Santa Catarina. Os mandados buscam colher novas provas da ação do grupo criminoso especializado em fraudes contra institutos de previdência municipais.  

Entenda a operação contra fraudes em previdências

Segundo a PF, a organização criminosa usou dinheiro da previdência de servidores públicos em aplicações ilegais e fraudulentas. O grupo oferecia vantagens indevidas a agentes públicos para autorizarem e facilitarem as aplicações fraudulentas enquanto empresas de consultoria realizavam manipulação de dados, documentos e cálculos atuariais.  

Na primeira etapa da operação em São Paulo, em 2018, foram encontrados 28 fundos de previdência municipais com investimentos em fundos fraudulentos, que adquiriram títulos e debêntures (título de dívida que gera um direito de crédito ao investidor) emitidos por empresas fictícias. Na época, os mandados foram cumpridos em sete estados.

Em outubro de 2020, a PF fez a segunda fase, quando foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de Rio Claro, Porto Ferreira, Piracicaba, Hortolândia, Paulínia e Pouso Alegre (MG).  

Já nesta terceira etapa da operação, foram expedidas e executadas ordens judiciais contra investigados e empresas supostamente envolvidas nos crimes contra o IPREM (Instituto de Previdência do Município de Pouso Alegre), entre 2012 e 2018. 

De acordo com a PF, os envolvidos no esquema de fraudes em previdências poderão responder por associação criminosa, gestão fraudulenta, fraude em licitações, corrupção passiva e ativa. 

- Publicidade -

*Com informações da EPTV Campinas 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA

Prazo para inscrição no processo seletivo para estágio no Semae é prorrogado; saiba como se candidatar

Prefeitura inaugura pista de canoagem no Rio Piracicaba

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -