Com informações de Heitor Moreira/Eptv Campinas
A Polícia Civil vai investigar a morte da fotógrafa Roberta Corrêa da Silva, de 44 anos, após um procedimento estético. A família da vítima alega negligência no processo feito por uma biomédica em uma clínica no Jardim Bela Vista na cidade de Cosmópolis. A vítima deu entrada na Santa Casa na última segunda-feira (9), com uma parada cardíaca. O caso foi registrado como morte suspeita e homicídio pela Delegacia de Cosmópolis, que requisitou exames periciais.
Segundo o irmão da vítima, ela teria começado a convulsionar e a profissional que a atendia não soube qual medida tomar, tendo apenas aguardado a melhora da paciente. No entanto, ela continuou passando mal e o resgate foi acionado. Ela foi levada ao Hospital Santa Casa de Misericórdia da cidade.
No hospital, a vítima recebeu tratamentos e acabou sendo encaminhada à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde veio a ser entubada. No último dia 13, a vítima não resistiu e o óbito foi
constatado.
“Queremos saber por que na clínica não havia ninguém capaz de fazer os primeiros atendimentos médicos. Ela não teve os primeiros socorros”, afirmou Adriano Rodrigues Correa, irmão da vítima.
“Anestesia é coisa séria, não sabemos se ela deu reação. A família quer justiça, minha irmã é amada por todos e a gente não quer que fique impune. Uma coisa que todo mundo pensa, a gente só acredita quando acontece em nossa família, então para nenhuma outra família sofrer o que estamos sofrendo, queremos que isso se resolva e puna quem precisa ser punido”, afirmou.
Neste domingo, a Prefeitura de Cosmópolis divulgou uma nota de pesar lamentando a morte da fotógrafa. Segundo a nota, o velório começa na noite de hoje, por volta das 19h, no salão do antigo Grêmio Estudantil, atual secretaria Municipal de Cultura. O enterro da fotógrafa será nesta segunda-feira no Cemitério municipal às 14h.
O que aconteceu?
A prima de Roberta, Paola Eliza Lück de Paula, disse que ela passou mal após a aplicação de uma anestesia para a realização do endolaser, um tratamento estético que usa o laser para reduzir a gordura localizada.
“Ela começou a sentir um calafrio e, pelo que a gente sabe, a esteticista falou que era normal. Começou o procedimento, logo em seguida, a Roberta, acredito, começou a sentir dores. Foi quando ela desmaiou e teve a parada cardíaca”, disse a prima da vítima.
De acordo com os familiares, Roberta teve morte cerebral. A clínica onde o procedimento foi feito fica a 350 metros da Santa Casa de Misericórdia de Cosmópolis. Entre os problemas apontados pelos familiares está a demora da biomédica para pedir o resgate.
Roberta Corrêa da Silva nasceu em Cosmópolis e deixa dois filhos. A vítima deve ser enterrada na segunda-feira (16).
O que dizem os responsáveis?
Em nota, a biomédica Vanuza Aguilar Takata disse que a paciente preencheu a ficha médica antes de realizar o procedimento de anamnese, e prestou as declarações necessárias exigidas em lei.
Informou ainda que procedimento sequer começou, “pois a paciente passou mal logo no início da aplicação do anestésico, o qual foi realizado por outra Biomédica devidamente também habilitada”, disse.
“O socorro foi prestado imediatamente, e as profissionais colocaram-se à disposição para todas às necessidades e averiguações”, informou a biomédica.
A EPTV Campinas também entrou em contato com Rosana Estevam, que é a responsável pela clínica “Spazio di Bellezza Estevam”. Ela informou que o imóvel é alugado e que trabalha apenas como especialista em sobrancelhas.
Disse ainda que alugava salas para outras profissionais da área de estética, para que elas pudessem atender os pacientes. Falou também que a Vigilância Sanitária de Cosmópolis esteve na clínica e já tomou as medidas necessárias em relação à sala onde Roberta Corrêa foi atendida antes de passar mal.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3B6gn53
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294