Um pouco mais de um ano após seu lançamento, o projeto “Abrigo Amigo”, popularmente chamado de ponto de ônibus que fala com passageiras, já demonstrou ser uma importante ferramenta na segurança dos passageiros de ônibus de Campinas durante a noite. Com 1.149 acionamentos desde sua implementação, a iniciativa tem se revelado uma ferramenta que proporciona a sensação de segurança aos usuários do transporte público, especialmente às mulheres que utilizam as paradas de ônibus entre 20h e 5h.
Neste pontos de ônibus há um painel com capacidade de fazer videochamadas e oferecer companhia a quem estiver sozinho no local esperando pelo transporte público.
Neste ano, o projeto registrou 727 chamados, o que representa mais de 63% do total de acionamentos em um ano. Ao longo do último ano, apenas em duas delas resultaram em ocorrências que necessitaram da intervenção policial ou do Corpo de Bombeiros.
Segundo levantamento divulgado pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), a maioria dos acionamentos ocorreu entre 22h e 23h, com 282 chamados registrados nesse intervalo. No período entre 20h e 0h, foram contabilizados 959 acionamentos no total, evidenciando um uso intensivo do serviço nas horas críticas da noite. Atualmente, 13 pontos contam com a tecnologia.
Qual o ponto de ônibus que mais teve chamadas?
O abrigo localizado em frente ao Campinas Shopping, na Rua Jacy Teixeira de Camargo, na região do Jardim do Lago, segue como o ponto que mais registrou pedidos de companhia remota. Foram 272 acionamentos – 23,7% do total.
Na sequência, foram 170 chamados (14,8%) no ponto da Avenida Orosimbo Maia, em frente ao Savegnago Supermercados, no Centro; depois com 118 acionamentos (10,3%) no abrigo localizado na Rua Dr. Alfredo Maia Bonato, na Praça Arautos da Paz, na região do Taquaral; na sequência com 113 (9,9%) no abrigo da Moraes Salles (em frente à Escola Estadual “Francisco Glicério”) também no Centro; e 100 (8,7%) no ponto da Avenida Francisco Glicério (em frente ao 6º Cartório de Notas), na região central (veja lista completa abaixo).
Como funciona o abrigo amigo?
Os abrigos contam com painéis digitais adaptados para realizar chamadas de vídeo, em tempo real, entre o usuário que se sentir vulnerável no ponto e atendentes de uma central de monitoramento. Eles são equipados com câmeras, conexão com a internet, sensores noturnos e microfones.
As chamadas são recebidas por uma central de atendimento, com protocolos definidos entre a Eletromidia e o Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Desenvolvido pela Eletromidia em parceria com a agência AlmapBBDO, o “Abrigo Amigo” conta com a colaboração da Prefeitura de Campinas, da Emdec e da Secretaria de Transportes (Setransp). Campinas é uma das três cidades brasileiras beneficiadas pela iniciativa, ao lado de São Paulo e Rio de Janeiro.
O projeto tem a intenção de reduzir a sensação de insegurança dos passageiros em paradas de ônibus desertas, oferecendo um serviço de companhia remota que assegura uma resposta rápida em situações de necessidade
Veja o ranking dos pontos de ônibus com mais chamadas:
- 1º) O abrigo localizado em frente ao Campinas Shopping, na Rua Jacy Teixeira de Camargo, na região do Jardim do Lago,: 272 acionamentos (23,7%);
- 2º) Ponto da Avenida Orosimbo Maia, em frente ao Savegnago Supermercados, no Centro: 170 chamados (14,8%);
- 3º) Abrigo localizado na Rua Dr. Alfredo Maia Bonato, na Praça Arautos da Paz, na região do Taquaral: 118 acionamentos (10,3%);
- 4º) abrigo da Moraes Salles (em frente à Escola Estadual “Francisco Glicério”) também no Centro: 113 (9,9%);
- 5º) ponto da Avenida Francisco Glicério (em frente ao 6º Cartório de Notas), na região central: 100 (8,7%);
- 6º) Avenida Benjamin Constant, 1.633, próximo à Biblioteca Municipal: 96 acionamentos (8,4%);
- 7º) Rua Albino José Barbosa de Oliveira, 1.000 (Barão Geraldo): 21 acionamentos: 87 acionamentos (7,6%);
- 8º) Rua Joaquim Villac, 500 (em frente ao Instituto Religioso Campinas): 61 acionamentos (5,3%);
- 9º) Avenida José de Souza Campos (altura do número 1.220): 53 acionamentos (4,6%);
- 10º) Avenida José de Souza Campos (oposto ao número 1.850): 30 acionamentos (2,6%).
Balanço de abrigos
Atualmente, Campinas conta com 13 dos 20 pontos de “Abrigo Amigo” disponíveis para receber a tecnologia. A localização de alguns pontos está sendo reavaliada, em função do número de acionamentos computados.
A adaptação não envolve recursos municipais. O projeto está sendo custeado por empresas patrocinadoras, por meio da venda do espaço publicitário.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Carro pega fogo e assusta motoristas em avenida de Piracicaba
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 50 milhões