- Publicidade -
CotidianoVeja como funciona o ponto de ônibus que ‘fala’ com passageiras

Veja como funciona o ponto de ônibus que ‘fala’ com passageiras

Após instalação na Avenida Francisco Glicério, no Centro de Campinas, outros três abrigos receberão a tecnologia nos próximos dias

- Publicidade -

Começou a funcionar nesta semana, em Campinas, em um ponto de ônibus do Centro o primeiro painel com capacidade de fazer videochamadas e oferecer companhia a mulheres que estiverem sozinhas no local esperando pelo transporte público. O equipamento do projeto “Abrigo Amigo” foi instalado em uma parada de ônibus na Avenida Francisco Glicério, em frente ao 6º Cartório de Notas e próxima ao Largo do Pará.

Como funciona?

O painel digital é ligado a uma central de atendimento das 20h e 5h. Apesar de ter foco nas mulheres, o projeto também atende qualquer pessoa que se sinta vulnerável no local. Eles são equipados com câmeras, conexão com a internet, sensores noturnos e microfones. Ao longo do dia, as telas irão funcionar normalmente para os informes publicitários.

O painel exibirá a mensagem “Você precisa de companhia até chegar o ônibus? Peça agora”. Para iniciar a chamada, o usuário deverá tocar na tela e um atendente orientará e tomará as providências necessárias com base na situação relatada. Os protocolos de atendimento foram definidos entre a Eletromidia, empresa responsável pelo projeto, e o Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O “Abrigo Amigo” foi lançado pela Eletromidia no final de agosto, em São Paulo. A empresa anunciou a previsão de instalar a tecnologia gradativamente em 100 abrigos que contam com painéis digitais – 20 em Campinas, 70 em São Paulo e 10 no Rio de Janeiro.

Ponto de ônibus do projeto “Abrigo Amigo” vai permitir a realização de chamadas de vídeo (Foto: Denny Cesare/Código 19)

LEIA TAMBÉM

Quando o calor volta? Veja a previsão do tempo para o fim de semana

- Publicidade -

Shopping terá encontro de Fuscas e carros antigos no final de semana

Quais os outros pontos em Campinas?

Outros três abrigos receberão a tecnologia nos próximos dias:

– Av. Benjamin Constant, 1633 – próximo à Biblioteca Municipal

– R. Albino José Barbosa de Oliveira, 1000 – Barão Geraldo

– R. Dona Licínia Teixeira de Souza, 331, em frente ao Centro de Saúde do Jardim Aurélia

Já outros 16 pontos serão adaptados em até 90 dias, totalizando 20 “Abrigos Amigos” em Campinas. Os locais serão definidos com base nas informações coletadas (demanda para chamadas, por exemplo).

Segundo a Prefeitura a adaptação dos abrigos não envolve recursos municipais. O projeto está sendo custeado por empresas patrocinadoras, por meio da venda do espaço publicitário por período de 12 meses.          

Para identificar os locais, foram considerados a abrangência, de modo a atender diferentes regiões do município, bem como a demanda de embarque no período noturno, em geral, em abrigos próximos a escolas, faculdades, shoppings e supermercados. Os locais de instalação poderão ser reavaliados de acordo com a utilização apresentada.  

Atualmente, a Eletromidia é a responsável pela implantação e manutenção dos abrigos. Os recursos para renovação e manutenção dos mobiliários são provenientes da exploração publicitária dos pontos de parada.

LEIA MAIS

Nasa se pronuncia sobre existência de OVNIs

- Publicidade -
Luciana Félix
Luciana Félixhttps://www.acidadeon.com/campinas/
Supervisora de conteúdo digital do acidade on e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do acidade on Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -