Os locais de aplicação das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em Campinas tiveram movimentação normal e não registraram problemas.
Somente na Unip (Universidade Paulista), no Swift, uma candidata não foi autorizada a entrar na sala de aula por ter esquecido o documento com foto.
No Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, no Jardim São Domingos Sávio, a entrada de estudantes foi tranquila minutos antes do prazo.
Os portões foram abertos ao meio dia e fechados às 13h em todo o Brasil. Pouco antes do horário final, não houve correria, confusão, ou candidatos atrasados.
As provas de matemática e de ciências da natureza começaram a ser aplicadas às 13h30 e terminam às 18h30. São 45 questões ao todo em cada um dos testes.
O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), para bolsas em instituições privadas, pelo Prouni (Programa Universidade para Todos), e serve de parâmetro também para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Além disso, os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).