*Matéria atualizada às 17:53 do dia 17/08/2022
Uma das torres do Condomínio Jardins do Malta, em Hortolândia, foi interditada nesta quarta-feira (17) por risco de desabamento.
Os moradores do local já vinham relatando aos administradores que o prédio estava com rachaduras e trincos. A administração do condomínio contratou um engenheiro que avaliou a situação e identificou o risco. A orientação foi para que todo o bloco, onde moram 17 famílias, fosse esvaziado.
Segundo uma moradora do prédio, a advogada do condomínio orientou os moradores a se alojarem no salão de festas, mas ela foi para a casa de parentes.
Ela afirma que os problemas estruturais começaram há meses e que a construtora responsável pelas obras, Anhanguera Incorporações, foi notificada e mandou só um pedreiro para arrumar as infiltrações.
O QUE DIZ A PREFEITURA
Em nota, a Prefeitura de Hortolândia informou que a Defesa Civil ratificou a interdição do prédio por motivo de segurança e condicionou a liberação à apresentação de um ART (Atestado de Responsabilidade Técnica) com Laudo de Estabilidade.
A administração municipal também salientou que disponibilizou aos moradores abrigos humanitários, mas até o momento não houve procura por nenhuma das partes.
O QUE DIZ A CONSTRUTORA
A Anhanguera Incorporações Imobiliárias informou, por meio de nota, que o Bloco 04 do Residencial Jardins do Malta foi interditado por medidas de segurança, baseado em laudo técnico unilateral apresentado por engenheiro terceirizado contratado pelo condomínio.
A construtora acrescenta que tomou nota do ocorrido e acionou seu corpo jurídico e de engenharia para averiguar e já está tomando as medidas cabíveis, sendo que em momento oportuno apresentará defesa e laudos técnicos.