- Publicidade -
CotidianoPrefeitura de Campinas assina acordo para projeto de requalificação do Centro

Prefeitura de Campinas assina acordo para projeto de requalificação do Centro

Cooperação definirá modelos para ações de recuperação de pelo menos 25 imóveis e áreas públicas e privadas no Centro de Campinas

- Publicidade -

A Prefeitura de Campinas assinou na sexta-feira (12) um acordo de cooperação técnica que busca definir um projeto de requalificação para o Centro da cidade. Inicialmente, 25 áreas e imóveis públicos e particulares serão analisados para o desenvolvimento de projetos urbanos, de habitação e de recuperação do patrimônio.

O acordo foi firmado entre a Prefeitura e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social); o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação; a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo) e a Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas).

- Publicidade -

Acordo para projeto de requalificação do Centro

A assinatura do acordo marca o início de um estudo que definirá modalidades de participação do setor privado no projeto. Segundo a Prefeitura, entre as possibilidades de participação avaliadas no acordo de cooperação, estão:

  • PPP (Parceria Público Privada);
  • Operação Urbana Consorciada;
  • PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse).

- Publicidade -

A superintendente da Área de Estruturação de Soluções para Cidades do BNDES, Luciene Machado, afirma que o acordo com Campinas é o primeiro com um alcance amplo que reúne vários tipos de imóveis e possibilidades de projetos diferenciados. Anteriormente, uma parceria foi firmada com Sorocaba visando apenas a requalificação do pátio ferroviário.

Em Campinas, as propostas devem ser modeladas para privilegiar usos mistos e a moradia na região central e bairros próximos, inclusive com HIS (Habitação de Interesse Social), e também recuperação do patrimônio histórico. Os pontos iniciais mapeados visam tanto a ocupação de vazios urbanos com novas construções, quanto para a recuperação de imóveis sem uso.

Para o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), o acordo de cooperação faz parte do esforço para a requalificação do Centro da cidade e tem a força de unir os Governos Federal, Estadual e Municipal para possibilitar soluções que possam trazer investimentos da iniciativa privada. Ele destacou que a atuação do BNDES na linha de projetos de requalificação de centros urbanos é importante.

Objetivos da parceria

Entre os objetivos específicos para o modelo da parceria estão:

  • Promover a ocupação de áreas vagas com usos múltiplos, integrados à Rede de Mobilidade e ao transporte regional;
  • Impulsionar a oferta de moradia bem localizada, em especial habitação de interesse social;
  • Priorizar o pedestre e a mobilidade ativa com a qualificação dos passeios e da interface de espaços privados e públicos;
  • Priorizar os espaços públicos com arborização, mobiliário urbano e enterramento da fiação;
  • Ampliar o uso da infraestrutura instalada na área central;
  • Fomentar a ativação de edifícios e espaços públicos e ofertar novos equipamentos e serviços urbanos;
  • Contribuir para a conformação de uma rede de espaços públicos, áreas verdes e equipamentos e serviços públicos de abrangência municipal e metropolitana.

Potencial do Centro

De acordo com a Prefeitura, o acordo de cooperação leva em conta o potencial da área central de Campinas e sua importância como centralidade da Região Metropolitana de Campinas, assim como a existência de projetos como o “Nosso Centro”, de requalificação do Centro e a instalação do TIC (Trem Intercidades), ligando a capital a Campinas.

A área de abrangência do futuro projeto deve ir além do Centro de Campinas e contemplar parte dos bairros vizinhos: Vila Industrial, Cambuí, Guanabara e Botafogo. Inclui terrenos e edificações públicas e privadas, inclusive edifícios de interesse histórico e espaços de preservação ambiental.

O secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Estado, Marcelo Branco, participou da assinatura do acordo e também frisou a união de esforços dos poderes públicos. Para ele, é importante que a reestruturação dos centros urbanos acompanhe a dinâmica social e a nova realidade dos municípios. “As cidades precisam se modernizar à luz do que seus cidadãos demandam”, declarou. Branco destacou que a qualidade dos projetos que devem ser gerados pela parceria poderão mudar a realidade do Centro da cidade.

Próximos passos

Com a assinatura do acordo de cooperação técnica, um grupo de trabalho terá 18 meses para apresentar a proposta que definirá a abrangência final e as regras da parceria. O primeiro semestre será para o planejamento preliminar, e os dois seguintes para elaboração dos termos de referência de serviços técnicos.

A secretária municipal de Urbanismo de Campinas, Carolina Baracat Lazinho, adiantou durante a assinatura do convênio que uma portaria será publicada para instituir o grupo de trabalho com envolvimento de todas as pastas municipais.

Enfrentamos o estado de degradação e esvaziamento da região central por conta de novas centralidades em outras regiões da cidade. Mas temos uma infraestrutura muito grande no centro, hoje subutilizada, e queremos trazer mais moradores com desenvolvimento urbano sustentável”, avaliou Baracat.

Um levantamento técnico preliminar, feito em 2023, identificou potenciais espaços e imóveis a serem trabalhados na proposta de requalificação do Centro de Campinas com a participação da iniciativa privada. A vistoria inicial, feita por uma equipe de representantes dos organismos envolvidos no acordo, listou 25 locais centrais e em bairros próximos.

Foram apontados prédios do patrimônio histórico, áreas ferroviárias, espaços públicos que podem ser requalificados, prédios que podem passar por retrofit, terrenos vazios, que também podem receber empreendimentos imobiliários, e áreas verdes.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Limeira tem festival gastronômico gratuito com música ao vivo; veja local

Roberta Campos fará show em Piracicaba nesta sexta-feira; veja como adquirir ingressos

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -