- Publicidade -
CotidianoPrefeitura faz bloqueio em creche após caso de meningite em criança

Prefeitura faz bloqueio em creche após caso de meningite em criança

Vigilância em Saúde de Campinas mapeia quem teve contato com criança doente e usa antibióticos para impedir surto

- Publicidade -

Os alunos e os professores de uma creche municipal de Campinas serão medicados contra a meningite bacteriana até o final desta sexta-feira (22) depois que a doença foi confirmada em uma menina de 2 anos que frequenta o local. A ação é feita pelo Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), que mapeou os contatos da criança infectada e usa antibióticos para evitar um surto.

De acordo com a secretaria de Saúde de Campinas, a menina “passa bem e não corre risco de morte” e o bloqueio é voltado às pessoas que tiveram contato prolongado com ela. “Essa seleção é feita pelas equipes técnicas do Devisa, que faz uma avaliação minuciosa de quem deve receber o medicamento”. Ontem (21), foram medicados os pais, o irmão de 11 meses e também a babá da criança.

“As equipes do Devisa estão orientando os pais de alunos e funcionários da creche. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Daiane Morato, nem todas as pessoas que tiveram contato com a pessoa infectada precisam receber a medicação”, esclarece o comunicado oficial sobre a medida.

Neste ano, Campinas confirmou quatro casos de meningite bacteriana. Ninguém morreu. Em 2022 foi confirmado um caso e a vítima não resistiu. Em nota, a pasta de Saúde de Campinas também esclarece que, diante de alguma suspeita do quadro, é preciso procurar atendimento médico imediatamente.

LEIA TAMBÉM

Veja quem é o comerciante morto por ladrão foragido após ‘saidinha’

- Publicidade -

Homem morre após batida frontal entre motos na madrugada desta sexta

O que é a meningite bacteriana?

A meningite meningocócica é uma infecção bacteriana grave, que pode se espalhar de pessoa para pessoa por meio de tosse ou espirros ou pelo contato próximo e prolongado com alguém infectado. A doença provoca inflamação no cérebro e na medula espinhal e pode ser causada tanto por vírus como bactérias, que atacam as membranas que envolvem e protegem o sistema nervoso.

O quadro é transmitido por meio de tosse, espirros e contato próximo entre as pessoas. Os principais sintomas são cansaço, febre alta, forte dor de cabeça, rigidez na nuca, náuseas, vômitos, abatimento geral, entre outros. Em crianças menores de 1 ano, é preciso observar inchaço da moleira e choro persistente.

LEIA MAIS

Rodeio de Jaguariúna 2023: reconhecimento facial é novidade no evento

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -