Com informações de Jorge Talmon/EPTV Campinas
*Matéria atualizada às 12h25 de 22 de setembro de 2023
O comerciante morto após reagir a um assalto na noite desta quinta-feira (21), em Hortolândia, é conhecido na cidade por ser dono de lojas de materiais de construção. Osvaldo Ferreira Ventura tinha 65 anos e foi morto perto de casa e de um dos estabelecimentos comerciais, no Jardim Santa Clara do Lago. Veja o vídeo de uma câmera de segurança:
De acordo com os parentes de Osvaldo, ele já havia sido assaltado outras cinco vezes. Além disso, uma filha dele também já sido alvo de um sequestro. O velório está marcado para o cemitério da cidade às 8h de sábado (23). O sepultamento acontece logo depois, às 14h.
O boletim de ocorrência foi registrado na 2ª Delegacia Seccional de Campinas e detalha que o bandido, de 32 anos, foi preso e confessou o crime. Em depoimento, ele alegou que a intenção era roubar o carro de Osvaldo e o que o assalto foi combinado com dois comparsas.
“Confessa que tinha a intenção de efetuar o roubo da caminhonete e que estava armado. Não tinha a intenção de matar, mas a vítima reagiu e foi necessário o disparo. Que após a vítima cair, saiu correndo e logo a frente encontrou um casal em uma motocicleta”, diz um trecho do registro policial. O criminoso usou a moto para fugir em direção a Campinas.
De acordo com a equipe da PM (Polícia Militar) responsável pela prisão do assassino, o veículo foi encontrado através do sistema de reconhecimento de placas. Ele foi perseguido por uma equipe de policiais militares e acabou preso na região do bairro Jardim Satélite Íris depois de perder o controle e cair. Ele não ficou ferido e a moto foi devolvida às vítimas.
LEIA TAMBÉM
PF prende mais um passageiro com cocaína escondida em Viracopos
Homem morre após batida frontal entre motos na madrugada desta sexta
Criminoso estava foragido
O criminoso tem na ficha criminal registros por receptação, furto e tráfico de drogas e cumpria pena por um dos crimes no sistema prisional. Recentemente, porém, havia recebido o benefício da chamada “saidinha temporária”, mas não retornou dentro do prazo previsto e por isso era considerado foragido. Ele deve responder agora por latrocínio e roubo.
Latrocínio e roubo
O vídeo mostra a vítima de 65 anos sendo abordada pelo criminoso armado logo após sair de uma caminhonete. Ela segura as mãos do suspeito e entra em luta corporal com ele. Após conseguir se desvencilhar, o ladrão atira contra o homem e foge, saindo do alcance das imagens. Durante a fuga, o bandido roubou a moto de um casal, mas foi perseguido e acabou preso na região do bairro Jardim Satélite Íris, em Campinas. O celular dele foi apreendido pela Polícia Civil.
LEIA MAIS
Rodeio de Jaguariúna 2023: reconhecimento facial é novidade no evento