- Publicidade -
CotidianoPrefeitura suspende edital de 58 novos radares em Campinas

Prefeitura suspende edital de 58 novos radares em Campinas

De acordo com Administação, critérios utilizados pela Emdec não foram discutidos com prefeito Dário Saadi

- Publicidade -

Radar em Campinas (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)
Radar em Campinas (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)

A Prefeitura de Campinas determinou nesta segunda-feira (28) a suspensão do edital da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) que prevê a implantação de 58 novos radares na cidade.

O edital, anunciado na última semana, previa a instalação de novos pontos de fiscalização na cidade. Segundo a Prefeitura, no entanto, ” a proposta de aumento, bem como os critérios utilizados pela Emdec, que resultaram no edital publicado, não foram discutidos com o prefeito”.

- Publicidade -

Segundo o prefeito de Campinas, Dário Saadi, o novo edital será publicado nos próximos dias, reduzindo o número de radares.

De acordo com Dário, 18 novos radares serão instalados em locais onde ocorreram 51 mortes por acidente de trânsito entre 2018 e 2021. Os locais onde esses equipamentos serão implantados ficam nas avenidas John Boyd Dunlop, Ruy Rodriguez, Camucim e Amoreiras.

O EDITAL

O edital de novos radares da Emdec previa aumentar em 46% o número de equipamentos de fiscalização em Campinas. Seriam 58 novos radares, tanto de excesso de velocidade, de avanço de sinal vermelho e invasão de faixa exclusiva de ônibus.

Atualmente, Campinas tem 126 pontos de radares ativos, sendo 62 medidores fixos de velocidade e 64 medidores de avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestre e velocidade.

- Publicidade -

Já o edital previa 149 pontos de radares, sendo 73 medidores fixos de velocidade e 76 medidores de avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres e excesso de velocidade. 

Radar semafórico em Campinas (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)
Radar semafórico em Campinas (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)

MOTIVO

A justificativa da Emdec é que existe a necessidade de reforçar a segurança viária nos eixos das avenidas das Amoreiras, John Boyd Dunlop e Ruy Rodriguez, por conta da implantação dos Corredores BRT.

Além disso, também estavam previstos 35 medidores para fiscalização de invasão de faixa exclusiva de ônibus e excesso de velocidade. Estes números, somados, totalizam 184 radares futuros – o aumento de 46%.

Em relação a este ponto, a Emdec diz que este tipo de radar na faixa exclusiva de ônibus não existe no contrato atual.

VALOR

O valor do atual contrato de fiscalização eletrônica para os 60 meses de vigência é de aproximadamente R$ 26,3 milhões. O contrato foi firmado em 2017. Já o valor estimado do novo contrato era sigiloso, por conta da Lei das Estatais.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -