A previsão do tempo indica que o final de semana será de muito calor em Campinas. A expectativa do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, é que mesmo antes da onda de calor que está prevista para ser iniciada na próxima segunda-feira (2), o sábado e o domingo serão muito quentes na cidade.
Hoje (31), Segundo a previsão do Cepagri, as temperaturas ficam entre 16°C e 32°C, e amanhã, domingo (1º), entre 17°C e 33°C. Não há expectativa de novos episódios de chuva ou frio até o final da primeira semana de setembro, ainda segundo a previsão.
Previsão de calor faz Cepagri emitir nota de alerta para queimadas
Por causa do forte calor o Cepagri emitiu uma nota de alerta para riscos de incêndio: “Sob condição de baixa umidade, temperaturas em elevação e sem previsão de chuvas, o risco de queimadas para os próximos dias existe, e deverá aumentar progressivamente. Dessa forma, é imprescindível impedir o início dos focos, evitando práticas como a queima de lixo e limpeza de terrenos/áreas rurais com fogo, descarte inadequado de bitucas de cigarro, lançamento de balões e o acendimento de fogueiras”, destacou.
Nova onda de calor
A nova onda de calor vai começar a subir as temperaturas no estado de São Paulo a partir da próxima segunda-feira (2), com termômetros ficando até 5°C acima da média. O período de ‘calorão’ deve durar até o dia 12 de setembro no país, aponta a previsão.
Esta onda de calor ainda pode ser mais forte que as duas primeiras que tivemos no começo do ano de 2024 (em março/abril e maio), em termo de duração e de temperaturas, de acordo com o Climatempo. Os limiares podem extrapolar em muitas cidades, principalmente do Interior do país.
O serviço de meteorologia ainda afirma que é possível que em algumas áreas o calor ainda persista até meados da segunda quinzena do mês, condição que será monitorada e atualizada – saiba mais aqui.
Após a onda de calor haverá uma nova queda nas temperaturas
A primeira forte frente fria do mês de setembro já tem data para começar a avançar sobre o país. Apesar da expectativa ser de que o novo período seja mais quente do que o mês anterior, o Climatempo indica que a passagem de um sistema mais frio pode aliviar as temperaturas em alguns estados após a nova onda de calor, que começa na próxima segunda-feira (2).
Quando acontece a primeira forte frente fria de setembro?
A previsão do serviço de meteorologia indica que a forte frente fria deve avançar apenas a partir do dia 19 de setembro, começando a movimentar um pouco a atmosfera e trazendo um ar mais frio, reduzindo o calor em alguns estados. As regiões que devem ser afetadas ainda não foram informadas, algo que deve ser atualizado nas próximas semanas (leia matéria completa aqui).
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA
Operação cumpre mais de 20 mandados contra agiotagem, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas
Suspeitos de tráfico tentam subornar policiais com carro e R$ 100 mil