A Primavera começou às 3h50 da madrugada deste sábado (23) e segue até as 00h27 do dia 22 de dezembro, quando começa o Verão. Além do calor atípico, vem acompanhada de uma mudança na paisagem e no comportamento da fauna e da flora da Mata de Santa Genebra, em Campinas. Um dos destaques da estação é a floração das plantas, que brotam novamente depois de terem perdido suas folhas para se preservar durante a estiagem, e a ‘visita’ de alguns animais.
Os répteis estão dentre esses animais que retornam com o início da Primavera. O lagarto teiú diminui sua atividade ou hiberna no inverno, mas desperta e volta a circular pela floresta.
LEIA TAMBÉM
Veja parque aquático e piscinas de graça para aproveitar o calorão na região
Campinas registra calor de 35,2ºC e bate recorde de maior temperatura do ano
Além disso, aves que migram para regiões mais quentes durante o período mais frio e seco voltam a estar presentes, como o sovi, o bem-te-vi rajado, a tesourinha e algumas espécies de sabiá.
Aparição de bugios
De acordo com o biólogo da Fundação José Pedro de Oliveira, Cristiano Krepsky, os macacos bugios reaparecem durante a Primavera e podem ser avistados por frequentadores da unidade de conservação. Já o macaco prego está presente, aos bandos, durante o ano todo.
“Quando começa a chuva da Primavera, as árvores como os jequitibás começam a brotar de novo. E os macacos bugios gostam de comer a rebrota dos jequitibás (que é o broto das folhas) pois elas têm um valor nutritivo importante e têm bastante água”, disse.
O bugio é uma espécie ameaçada de extinção e não costuma ser avistado pela população com muita frequência.
“No Outono e Inverno é mais difícil avistar os animais. Nesta época, a Mata fica muito aberta, o sol entra. Na Primavera, a Mata volta a ficar mais verdinha, depois vai ficar mais escura, com as árvores recuperando as copas, vai ficar verdinha clara, os tons ficam muito bonitos, bem vivos”, conta Krepsky.
Mudança na flora
A Mata Santa Genebra possui diversas árvores que frutificam na Primavera, entre setembro e outubro. Entre elas, a aguaí, a guanandi, o pau d’alho, a posoqueira, a peroba-amarela, jerivá e eritrina.
Já entre a floração de árvores e plantas que chama a atenção na Primavera na Mata destacam-se pau viola, urtiga, embaúba, guarantã, cedro rosa, jequitibá rosa, jatobá e copaíba.