- Publicidade -
CotidianoCampinas registra calor de 35,2ºC e bate recorde de maior temperatura do ano

Campinas registra calor de 35,2ºC e bate recorde de maior temperatura do ano

De acordo com o Cepagri, medição foi feita por volta das 15h, neste último dia de Inverno

- Publicidade -

O Inverno termina nesta sexta-feira (22) com uma marca importante, já que a Primavera começa às 3h50 deste sábado (23). Hoje, Campinas bateu o recorde de temperatura mais alta do ano com registro de 35,2ºC por volta das 15h, segundo medição do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp.

O último recorde do ano havia sido registrado no dia 13 de setembro, quando os termômetros da cidade marcaram 34ºC. Vale lembrar que esse calorão fora de época é causado por uma onda de calor que atinge o estado de São Paulo e que órgãos já emitiram alertas devido às altas temperaturas – leia mais abaixo.


LEIA TAMBÉM

Enxame de abelhas invade creche e ataca crianças e adultos

- Publicidade -

Calor extremo marca início da Primavera neste sábado após Inverno atípico

Ainda segundo o Cepagri, a expectativa é de que as maiores temperaturas ocorram neste domingo (24), com termômetros em torno de 38°C. “As temperaturas devem seguir em elevação gradual até o domingo ou segunda-feira (25), tanto mínimas quanto máximas”, afirma a previsão do Centro.

Umidade relativa do ar

Nesta sexta, Campinas também registrou um índice de 29,5% no nível de umidade relativa do ar. Com isso, a cidade está em estado de atenção. Devido à qualidade do ar, a Defesa Civil faz algumas recomendações, como:

  • Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h;
  • Consumir água à vontade;
  • Umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água;
  • Sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol.

Alerta vermelho

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aumentou o alerta de intensidade da onda de calor prevista para afetar o estado. Agora, o nível do alerta é vermelho e o estado de São Paulo está sob o aviso de “grande perigo” por causa das temperaturas acima da média. O alerta é válido até as 18h de hoje.

Segundo o instituto, o alerta vermelho, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”. Antes do alerta vermelho, estava em vigor um aviso meteorológico de nível laranja (que significa perigo).

- Publicidade -

Além disso, a Defesa Civil emitiu um novo alerta para uma forte onda de calor até domingo. Segundo o órgão estadual, o aumento expressivo nas temperaturas é causado pela atuação de uma forte massa de ar quente e seca sobre São Paulo. Além disso, há a influência de um sistema de alta pressão, que ajuda a formar um bloqueio atmosférico.


LEIA MAIS

Médico dá dicas para para quem deseja começar a praticar corrida

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -