Campinas terá a primeira frente fria do Inverno nesta semana. De acordo com a previsão do tempo, uma massa de ar frio deve provocar a queda das temperaturas máximas a partir de quinta-feira (29). As mínimas devem chegar a 14ºC e os termômetros não devem ultrapassar os 25ºC até o final de semana.
Até lá, as temperaturas continuam altas até quarta-feira (28), quando um sistema de alta pressão impede a formação de chuva e promove tardes quentes. Já, as manhãs e as noites seguem frias. Neste período, a umidade do ar segue baixa e não há indicativos de chuva.
LEIA TAMBÉM
Creche é invadida e vandalizada por ladrões na madrugada em Paulínia
Criança é mordida por cães da GM em escola no interior de SP
Na quinta-feira ocorre a chegada de uma frente fria, com maior influência na costa do estado de São Paulo. A passagem da frente fria irá reduzir as temperaturas na região de Campinas. Contudo, o maior impacto será nas temperaturas máximas.
“Na quinta-feira, uma massa de ar fio provocará o declínio das temperaturas no sul do estado com tendência de atingir o centro-leste durante a sexta-feira”, informa a previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp.
SENSAÇÃO DE FRIO
No decorrer desta semana, as temperaturas ficam mais amenas e agradáveis durante o dia, com previsão de 25ºC, com queda de 2ºC em comparação com quarta-feira, será de 27ºC. A sensação de frio não será tão forte, já que as mínimas seguem iguais. Durante o período, o sol deve ficar mais tímido, o que diminui a sensação térmica.
“O tempo segue estável com sol na região, pelo menos até a quarta-feira, devido a uma persistente massa de ar seco”, acrescenta o Centro.
Confira como ficam as temperaturas nos próximos dias, segundo o Climatempo:
- Terça-feira: mínima de 14ºC e máxima de 27ºC
- Quarta-feira: mínima de 15ºC e máxima de 28ºC
- Quinta-feira: mínima de 16ºC e máxima de 25ºC
- Sexta-feira: mínima de 15ºC e máxima de 25ºC
UMIDADE DO AR
Como não há previsão para chuvas, segue o alerta devido à baixa umidade relativa do ar, que pode ficar abaixo dos 30% durante o período da tarde. “A umidade relativa do ar mínima poderá ficar abaixo dos 30% à tarde, entrando em estado de atenção”, finaliza o Cepagri.
Durante o período de umidade relativa do ar mais baixa, é recomendado seguir orientações como:
- ingestão abundante de líquidos
- umidificação de ambientes
- hidratação da pele e de mucosas (nariz e olhos)
- ficar atento a exposição direta ao sol, sobretudo em períodos prolongados ou entre o final da manhã e o meio da tarde
- uso de protetor solar
- preferência por lugares à sombra
LEIA MAIS