- Publicidade -
CotidianoPrimeiro caso de varíola dos macacos é confirmado em Santa Bárbara D'Oeste

Primeiro caso de varíola dos macacos é confirmado em Santa Bárbara D’Oeste

Este é o quinto caso confirmado na região de Campinas; confira as cidades com notificações da doença

- Publicidade -

 

Região de Campinas tem cinco casos confirmados da varíola do macaco (Foto: Reprodução/EPTV Campinas)

- Publicidade -

O governo do estado de São Paulo confirmou na tarde desta sexta-feira (15) um caso da monkeypox, a varíola dos macacos, em Santa Bárbara D’Oeste. Este é o quinto caso confirmado na região de Campinas, que já tinha duas notificações em Indaiatuba e uma em Vinhedo.  

De acordo com a secretaria Municipal de Saúde de Santa Bárbara D´Oeste, o paciente é um homem de 30 anos. Ele foi atendido no Amdic (Ambulatório Médico de Doenças Infectocontagiosas), passa bem e é acompanhado pela Vigilância Epidemiológica do município. Ele não viajou ao exterior recentemente.

Na manhã de hoje, a secretaria Municipal de Saúde de Campinas confirmou o primeiro caso da doença na cidade e o quarto na região. Em todo o estado de São Paulo, são 215 casos confirmados. Somente na capital paulista, são 187 registros.

De acordo com o governo estadual, todos os pacientes contaminados no território paulista estão com boa evolução do quadro e são acompanhados pelas vigilâncias epidemiológicas municipais.  

LEIA MAIS
Mais dois cruzamentos de Campinas recebem o radar inteligente
Mulher é presa em Campinas por golpes no sistema do INSS
 

- Publicidade -

CASO EM CAMPINAS

A secretaria de Saúde de Campinas confirmou nesta sexta o primeiro caso de varíola dos macacos na cidade. O paciente é um homem de 31 anos, que mora na região Norte e que viajou a São Paulo, onde participou de eventos.

Segundo o comunicado, os primeiros sintomas apareceram em 21 de junho e o caso era investigado desde o dia 8, quando ele procurou atendimento na rede pública.   

“O homem passa bem, está isolado em casa e continua sendo acompanhado por equipes de saúde. Os contatos apontados pelo paciente estão sendo monitorados. Até o momento, nenhum deles apresentou sintomas”, diz a pasta. 

A DOENÇA

Também conhecida como monkeypox, a varíola dos macacos é uma doença viral transmitida por contato próximo ou íntimo com um infectado, com lesões de pele ou ainda por contato com objetos e tecidos utilizados por infectados.

Não há tratamento específico, mas os quadros clínicos tendem a ser leves de modo geral e requerem cuidados, além de observação das lesões nos pacientes.

QUAIS OS SINTOMAS?

Febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço podem aparecer como os primeiros sintomas. De um a três dias após o início desses sintomas, as pessoas desenvolvem lesões de pele. As lesões podem aparecer nas mãos, boca, pés, peito, rosto e ou regiões genitais.

COMO SE PREVENIR?

– Evitar contato próximo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado;

– Evitar o contato com qualquer material, como roupas de cama, que tenha sido utilizado pela pessoa doente;

– Higienização das mãos, lavando-as com água e sabão e/ou uso de álcool gel. 

LEIA TAMBÉM 
Cantor sertanejo exibe hematoma após sofrer acidente no palco

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -