- Publicidade -
CotidianoPrimeiro mês do CadÚnico pela internet tem 44% de adesão

Primeiro mês do CadÚnico pela internet tem 44% de adesão

Instrumento de coleta de dados serve para identificar famílias de baixa renda para incluí-las em programas de assistência social

- Publicidade -

O primeiro mês do CadÚnico (Cadastro Único) pela internet teve 44% dos atendimentos do 156 realizados pelo WhatApp. O dado considera os 30 primeiros dias de implantação do serviço pela internet.

O instrumento de coleta de dados e informações serve para identificar as famílias de baixa renda para incluí-las em programas de assistência social.

- Publicidade -

Ainda de acordo com a Administração, o sistema informatizado e disponível 24h tem auxiliado as ações da Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. A implementação foi feita pela IMA (Informática de Municípios Associados).

“Esta melhoria não apenas acelera o processo de agendamento, mas também o torna acessível a qualquer hora, todos os dias. O uso do chatbot para agendamentos do CadÚnico facilita significativamente a vida dos cidadãos, que agora podem marcar seus compromissos a qualquer momento, sem depender de horários comerciais”, afirmou Elias Tavares, presidente da IMA.

Como funciona?

O Cadastro Único atende famílias que ganham até três salários mínimos e é o instrumento que identifica a situação social e econômica das famílias de baixa renda. O registro é utilizado para a seleção e inclusão das famílias nos programas sociais dos governos federal, estadual e municipal.

Campinas possui 22 postos descentralizados para o cadastramento ou atualização dos dados das famílias no Cadastro Único. Esses locais funcionam nos equipamentos da Secretaria de Assistência Social, que estão distribuídos pelos bairros da cidade, nas cinco regiões do município.

- Publicidade -


O Cadastro Único possui informações sobre as condições sociais de todos os seus cadastrados. Isso origina um banco de dados que permite conhecer, de forma detalhada a realidade socioeconômica dessas famílias, incluindo informações como: características do domicílio, formas de acesso a serviços públicos essenciais e dados de cada um dos componentes da família. Em outras palavras, permite conhecer melhor as famílias de baixa renda, suas demandas, vulnerabilidades e potencialidades, podendo ser empregado para auxiliar na seleção de públicos-alvo e no desenho de políticas públicas capazes de promover a melhoria das condições de vida dessa população. Por exemplo, para receber benefícios como o Bolsa Família, é preciso estar cadastrado.

O atendimento à população é feito mediante agendamento através do telefone 156, que direciona aos postos que atende o bairro em que a família ou indivíduo mora. Também é possível agendar através dos números de WhatsApp do Cadastro Único, por região:

Região Norte: (19) 99392-4913
Região Sul: (19) 99443-8253
Região Sudoeste: (19) 99493-1419
Região Noroeste: (19) 99548-1412
Região Leste: 99476-4677

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: https://bit.ly/2XrTytC

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294


LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Aprenda 10 estratégias para se destacar no TikTok

Concurso Nacional Unificado registra mais de 200 mil inscrições em 24 horas

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -