- Publicidade -
CotidianoProcura da população em situação de rua pelo Centro Pop de Campinas aumentou 34% em 2023 

Procura da população em situação de rua pelo Centro Pop de Campinas aumentou 34% em 2023 

Campinas conta com dois Centros Pop, localizados na região central da cidade; atendimento é feito das 9h às 16h30, de segunda à sexta-feira

- Publicidade -

Com informações de Heitor Moreira/EPTV Campinas 

Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) de Campinas teve um aumento de 34% na procura por atendimento em 2023, em relação ao ano anterior. O local oferece serviços de graça para a população em situação de rua, como espaço para higiene pessoal, apoio para conseguir documentos pessoais, local para guardar pertences, ter informações sobre emprego e tirar dúvidas gerais. 

Em Campinas, existem dois Centros Pop, ambos localizados na região central da cidade. O atendimento é feito das 9h às 16h30, de segunda à sexta-feira.  

Veja a quantidade de atendimentos à população em situação de rua nesses locais nos últimos três anos, segundo a Prefeitura de Campinas

  • 2021 – 10.662  
  • 2022 – 11.923  
  • 2023 – 15.981 

Em entrevista para a EPTV Campinas, a secretária de Assistência Social, Vandecleya Moro, ressaltou que esses números se referem à quantidade de atendimentos, e não de indivíduos que passaram pelo Centro Pop, já que uma mesma pessoa pode ser atendida mais de uma vez. 

Importância do Centro Pop 

O Jussie Martins da Silva é uma das pessoas que conseguiu encontrar apoio no Centro Pop. Em situação de rua há seis meses, ele conta que veio de Pernambuco para Campinas em busca de emprego, mas ainda não conseguiu encontrar nada. “O Centro Pop é bom porque ele ajuda a pessoa, dá um café, uma roupa…”, afirma.  

Já o José Francisco da Silva conseguiu deixar de viver nas ruas há três meses, mas não deixou de frequentar o Centro Pop. “Eu consegui 450 reais catando latinha, aluguei uma pensão para mim e hoje não estou mais em situação de rua. Mas por enquanto ainda vou precisar do Centro Pop, para poder me alimentar e atualizar o meu auxílio”, revelou José, que recentemente conseguiu um trabalho como pintor. 

- Publicidade -

“A gente sabe que não há apenas um fator que leva a população a ficar em situação de rua, são vários. Da mesma forma, a saída dessa situação também envolve vários fatores, um deles é o querer da pessoa”, finaliza a secretária de Assistência Social. 

População de rua em Campinas 

Levantamento divulgado pelo Observatório Nacional dos Direitos Humanos aponta que Campinas é a nona cidade do Brasil com o maior número de pessoas em situação de rua. O estudo, da plataforma do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, informa que até julho do ano passado a cidade concentrava 2.324 pessoas em situação de rua. No ranking das 10 cidades com maior concentração, São Paulo é a primeira, com 54.812.  

Segundo o levantamento, Campinas, ao lado das outras nove cidades, concentram juntas 51,5% da população em situação de rua do país. Os 10 municípios com maior número de pessoas nessa situação são: 

  1. São Paulo; 
  2. Rio de Janeiro; 
  3. Belo Horizonte; 
  4. Salvador;  
  5. Brasília; 
  6. Fortaleza; 
  7. Porto Alegre;  
  8. Curitiba;  
  9. Campinas; 
  10. Florianópolis.  

Os dados levam em consideração apenas as pessoas inscritas no Cadastro Único. De acordo com a ferramenta, entre 2018 e julho de 2023 o número de pessoas em situação de rua quase dobrou, apresentando crescimento ano após ano. O levantamento revela que a quantidade de pessoas sem residência formal no Brasil passou de 116.799 em 2018 para 221.113 em julho do ano passado.  

Também quase dobrou o número de municípios com pessoas vivendo em situação de rua, passando de 1.215 em 2015 para 2.354 no ano passado. Isso significa que, em 2023, quase 42% dos municípios brasileiros tinham pessoas vivendo nessa condição. 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: https://bit.ly/2XrTytC

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Entenda por que acontecem os anos bissextos

“Celular Seguro”: aplicativo já atinge mais de 1 milhão de usuários cadastrados

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -