Um programa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) oferece aulas on-line de cursinhos pré-vestibulares a 39 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em nove centros da Fundação Casa. Desde agosto, o Programa Colmeia atende jovens internados nas cidades de Campinas, Limeira, Piracicaba, Mogi Mirim, Franco da Rocha e Cerqueira César.
Segundo a Universidade, a iniciativa resulta de uma parceria entre as duas instituições e que contribui para a complementação dos estudos dos adolescentes, que ou estão no último ano do Ensino Médio ou já concluíram essa etapa. Segundo a professora Josely Rimoli, coordenadora do programa, foi uma conquista incluir as meninas no projeto, visto que inicialmente só os meninos participariam.
Ela lembra ainda que esse cursinho virtual é dedicado especialmente aos jovens da Fundação Casa. Há também outros projetos com aulas virtuais voltados para os indígenas e para os quilombolas. O Termo de Cooperação estabelecido entre a Fundação Casa e a Universidade prevê tanto o atendimento de saúde dos adolescentes em internação quanto à extensão das ações às demais áreas da socioeducação, como a educação escolar complementar.
LEIA TAMBÉM
Moradores de Monte Mor sofrem com alagamento causado por acúmulo de lixo no Rio Capivari
Policial morto após confronto com bandidos será enterrado hoje em Campinas
“É uma oportunidade que amplia as chances desses adolescentes de ingressar no Ensino Superior”, afirma o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação Casa, Fernando José da Costa.
CONTEÚDOS
O curso disponibiliza aulas com conteúdos básicos de Biologia, Matemática, Física, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Redação, Gramática, Química, Literatura e Inglês, além de proporcionar oficinas interdisciplinares. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h, nas salas de informática dos centros, que contam com acesso à internet. A duração do cursinho é de seis meses.
FUNDAÇÃO CASA
A Fundação Casa atende 4.789 adolescentes, sendo que 2.060 cursam o Ensino Médio, em todas as séries, e 63 completaram a educação básica. De acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), a Fundação Casa pode atender na internação e semiliberdade jovens de até 21 anos incompletos.
LEIA MAIS