- Publicidade -
CotidianoQuadrilha é alvo da PF após morte e sequestros de caminhoneiros

Quadrilha é alvo da PF após morte e sequestros de caminhoneiros

Investigação aponta que ladrões especializados em roubos de carga agiam com violência

- Publicidade -

Uma operação da PF (Polícia Federal) de Campinas cumpre nesta quinta-feira (23) 13 mandados de prisão contra ladrões de carga suspeitos de matar um caminhoneiro e agir com violência contra outras vítimas no interior e na Região Metropolitana de São Paulo. Ao todo, 11 crimes são investigados (leia abaixo).

A apuração foi feita em conjunto com o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do MP (Ministério Público) e inclui o cumprimento de 18 ações de busca e apreensão. Todos os mandados foram expedidos pela 2ª Vara da Comarca de Itapecerica da Serra, em São Paulo.

As ordens são executadas em Osasco, Barueri, Guarulhos e São Paulo por policiais militares de diferentes batalhões e pela Polícia Rodoviária Federal. Ao todo, 140 agentes das corporações estão envolvidos nos trabalhos de hoje.

O que diz a investigação da PF?

As apurações do grupo especializado em repressão a crimes de roubo de cargas e caminhões da delegacia de Polícia Federal em Campinas começaram em janeiro deste ano, após um roubo em dezembro de 2023, em Itapecerica da Serra.

Segundo os investigadores, os ladrões agiam com violência, “havendo uma vítima fatal e outra que foi encaminhada para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva), onde permaneceu por uma semana” em razão de lesões ósseas.

Os criminosos abordavam os veículos em baixa velocidade próximos a pedágios, ou estacionados em áreas para descanso do motorista. Nas abordagens, eles invadiam as cabines com violência e rendiam rapidamente os condutores.

“Rendidas, as vítimas eram levadas até cativeiros localizados em matagais próximos aos locais dos roubos, onde permaneciam privadas de sua liberdade, às vezes amarradas e sempre ameaçadas de morte”, diz o comunicado da PF.

- Publicidade -

Como os ladrões agiam nos crimes?

De acordo com a Polícia Federal, durante o cativeiro, os criminosos roubavam os veículos e as cargas usando bloqueadores de sinal para evitar ação policial e também realizavam transferências via Pix a partir dos celulares das vítimas.

“Entre os alvos nessa manhã estão, além dos autores diretos dos roubos, ao menos dois integrantes apontados pela investigação como receptadores e distribuidores das peças dos veículos roubados e dois envolvidos na morte de um dos caminhoneiros”, detalha a nota enviada à imprensa pela Polícia Federal.

Quais são os crimes praticados?

Além do crime em Itapecerica da Serra, os seguintes roubos são apurados:

– 24.1.2024: roubo em Juquitiba, SP;

– 25.1.2024: roubo em São Lourenço da Serra, SP

– 9.2.2024: latrocínio em São Lourenço da Serra, SP (corpo da vítima encontrado às margens do Rodoanel Mário Covas no dia 12.2.2024)

– 19.2.2024: roubo em São Paulo, SP

– 21.3.2024: roubo em Juquitiba, SP

– 22.3.2024: roubo em Itapecerica da Serra, SP

– 27.3.2024: roubo em Juquitiba, SP

– 3.4.2024: roubo em Tatuí, SP

– 3.4.2024: roubo em Sumaré, SP (a prisão de um dos autores desse crime, pela Polícia Militar, ajudou na elucidação do latrocínio)

– 11.4.2024: roubo em Itapecerica da Serra, SP

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Mega-Sena: duas apostas da região acertam quina e faturam R$ 143,5 mil

Cerca de 800 pessoas acompanharam treinos da Seleção Brasileira de Caratê em Piracicaba

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -