Coberta por fumaça, a qualidade do ar em Campinas varia entre “ruim” e “muito ruim” na manhã desta terça-feira (10). Os dados fazem parte da plataforma da Cetesb, agência do Governo do Estado de São Paulo responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição.
A estação localizada na Vila União atingiu a categoria “muito ruim” às nesta manhã, por conta de altas concentrações do poluente MP2,5. De acordo com a Cetesb, são partículas inaláveis finas que, por conta de seu tamanho, “penetram profundamente no sistema respiratório, podendo atingir os alvéolos pulmonares”.
Já as estações do Taquaral e do Centro de Campinas se classificaram na categoria “ruim” para qualidade do ar, devido à concentração do poluente MP10, que são partículas inaláveis “que podem ficar retidas na parte superior do sistema respiratório ou penetrar mais profundamente, alcançando os alvéolos pulmonares”, aponta a Cetesb. Vale destacar que o horário mais crítico em relação à umidade do ar costuma ser entre 15h e 16h.
Ontem (10), a capital paulista foi a pior cidade do mundo em termos de qualidade do ar.
Níveis de qualidade do ar
A qualidade do ar é classificada da seguinte forma pela Cetesb:
- 0 – 40: Boa
- 41 – 80: Moderada
- 81 – 120: Ruim
- 121 – 200: Muito Ruim
- >200: Péssima
Saúde
Veja os efeitos e como moradores de Campinas podem proteger a saúde, mediante as classificações de qualidade do ar apresentadas, segundo a Cetesb:
Muito ruim
- Efeitos na saúde: aumento dos sintomas em crianças e pessoas com doenças pulmonares e cardiovasculares. Aumento de sintomas respiratórios na população em geral.
- Como proteger sua saúde: pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares, idosos e crianças devem evitar esforço físico pesado ao ar livre; o restante da população deve reduzir o esforço físico pesado ao ar livre.
Ruim
- Efeitos na saúde: pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas, idosos e crianças têm os sintomas agravados. População em geral pode apresentar sintomas como ardor nos olhos, nariz e garganta, tosse seca e cansaço.
- Como proteger sua saúde: reduzir o esforço físico pesado ao ar livre, principalmente pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares, idosos e crianças.
Cidade coberta por fumaça
Campinas amanheceu nesta terça-feira (10) com uma densa camada de fumaça. Apesar de quase não haver nuvens no céu, os residentes estão impossibilitados de ver o céu azul. A causa disso é a fumaça das queimadas que tem obscurecido o céu e deixado o sol com uma coloração avermelhada desde ontem.
Na região, um incêndio de grandes proporções seguiu pela madrugada na área do Pico das Cabras, em Joaquim Egídio, próximo ao limite com a cidade de Morungaba. Desde a noite de ontem, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão empenhados em controlar os focos de incêndio. A principal preocupação era de que as chamas pudessem atingir o Observatório Municipal Jean Nicolini.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA
VÍDEO: Incêndio atinge depósito de recicláveis em Piracicaba