- Publicidade -
CotidianoQuando volta a chover ‘de verdade’ no Interior de SP? Veja previsão com nova frente fria

Quando volta a chover ‘de verdade’ no Interior de SP? Veja previsão com nova frente fria

Estado de São Paulo enfrenta sétima onda de calor do ano antes da chegada da nova frente fria

- Publicidade -

As temperaturas voltaram a subir de forma significativa no estado de São Paulo com a chegada da Primavera, que estabeleceu a sétima onda de calor do ano. Apesar de já ter um alívio previsto com a chegada de uma frente fria nos próximos dias, ele deve ser breve, o que aumenta a expectativa sobre quando deve voltar a chover “de verdade” no Interior.

Quando volta a chover ‘de verdade’ no Interior de SP? 

A nova frente fria deve trazer chuvas estado entre a sexta-feira (27) e o domingo (29), por conta da passagem de uma frente fria. Segundo o Climatempo, a nebulosidade aumenta no estado na sexta (27) e há condições para fortes rajadas de vento, entre 40 km/h e 60 km/h.

O serviço de meteorologia ainda prevê pancadas generalizadas de chuva em todas as regiões, que podem eventualmente vir acompanhadas por raios e quedas de granizo. 

Mas deve voltar a chover “de verdade” no Interior de São Paulo só em outubro, entre a primeira e a segunda quinzena do mês, quando começa a ter uma circulação maior de umidade no país (veja no mapa abaixo). Até lá, serão comuns pancadas de chuva, como já ocorreu na última semana, seguidas por um intervalo de cinco ou seis dias sem chover.  

mapa mostra quando volta a chover no estado de SP

Sétima onda de calor do ano antes da frente fria

Enquanto o alívio da frente fria não chega, o estado de São Paulo enfrenta a sétima onda de calor do ano, que teve início ontem (23). Em meio a um cenário de tempo extremamente seco e umidade do ar muito baixa, ela traz uma preocupação ainda maior devido ao aumento dos focos de queimadas que assolam diversas regiões do país, destaca o Climatempo. 

“O bloqueio atmosférico se estabelece na região central do Brasil, intensificando a massa de ar quente, que impede a formação de nuvens carregadas e dificulta a passagem de frentes frias, favorecendo o calor extremo. Vale lembrar que, com a chegada da Primavera, o Brasil passa a ter uma maior incidência de radiação solar, o que contribui ainda mais para a elevação das temperaturas”, diz a previsão.

Por que esse calor intenso dura por um período tão curto? 

De acordo com a OMM (Organização Meteorológica Mundial), uma onda de calor é definida por um período em que as temperaturas estão 5°C acima da média mensal. Essa onda de calor seguirá ativa em grandes partes do Centro-Oeste e Sudeste brasileiro até a próxima sexta-feira (27), com possibilidade de prolongamento, segundo o Climatempo. 

No estado de São Paulo, os termômetros sobem entre 5°C e 10°C acima da média nesta semana. 

- Publicidade -

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Apostas da região ganham bolada na Mega-Sena; veja cidades

Nova Odessa recebe encontro de caminhoneiros com música e exposição; veja local

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -