A quinta remessa com doses da vacina da Pfizer deve chegar nesta quarta-feira (26) no Brasil através do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Para hoje, é prevista a remessa de 629 mil doses. Até agora, já chegaram ao Brasil 2,8 milhões de doses do imunizante. Todos os lotes foram recebidos pelo aeroporto de Campinas.
Segundo a Pfizer, o voo, que decola de Miami, nos EUA, está previsto para chegar por volta das 19h em Campinas. O governo federal contratou até agora 200 milhões de doses da vacina da farmacêutica, que prevê a entrega dos imunizantes até o final deste ano.
Ontem, o Ministério da Saúde autorizou o envio de doses da vacina da Pfizer para municípios que não sejam capitais. A orientação da distribuição visa a expansão da vacina em outros municípios, para acelerar a Campanha Nacional de Imunização.
Até agora, as doses da Pfizer eram aplicadas apenas nas capitais, devido ao complexo sistema logístico de armazenamento da vacina. Em Campinas, o município informou que receberá as vacinas, mas ainda não há data definida nem o número de doses que serão recebidas.
Os municípios que forem receber a vacina devem estar preparados para armazenar o imunizante, que precisa ser mantido em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias.
ENTREGAS
Até agora, todas as entregas da vacina da Pfizer chegaram pelo Aeroporto de Viracopos. A primeira remessa teve 1 milhão de doses e foi recebida pelo país em 29 de abril, em cerimônia que contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
O segundo lote com 629 mil doses foi entregue no dia 5 de maio, enquanto outras 628 mil doses, da terceira remessa, chegaram no dia 12 deste mês.
A quarta remessa, com mais 629 mil doses, chegou ao terminal de Campinas no dia 19 de maio.