Depois de um período de conscientização de 30 dias, a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) inicia a operação de quatro novos equipamentos de fiscalização eletrônica na Avenida John Boyd Dunlop, em Campinas, a partir da 0h desta quinta-feira (30).
Segundo a empresa, os radares foram instalados em locais onde foram registrados acidentes graves na via. A velocidade máxima permitida será de 50 km/h.
Ao todo, são dois medidores fixos de velocidade e dois medidores de avanço de sinal vermelho – confira os locais abaixo.
LEIA MAIS
Pandemia e crise: número de trabalhadores informais cresce em Campinas
Unicamp ganha estação para captar meteoros em Campinas; veja flagrantes
A empresa também implantou nova sinalização vertical nos pontos contemplados. No total, foram 16 placas instaladas, sendo indicação de velocidade máxima regulamentada (50 km/h), fiscalização eletrônica, orientação sobre os horários em que os detectores de avanço de sinal vermelho ficam inoperantes (19h às 6h) e indicação de semáforo a frente com velocidade regulamentada.
Além de registrarem acidentes, os pontos que receberam os radares também apresentam alta concentração de pedestres em travessias, potencial desrespeito à velocidade regulamentada e presença de polos geradores de tráfego, de acordo com a Emdec.
NOVOS RADARES
No Jardim Nova Esperança, os equipamentos foram instalados no sentido bairro Centro da Avenida John Boyd Dunlop, próximo à Rua Francisca Alves do Pinho, e no sentido Centro bairro da via, anterior à Rua Francisca Alves do Pinho.
Já no Jardim Roseira, são outros dois medidores de avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres e excesso de velocidade, instalados no sentido Centro bairro da Avenida John Boyd Dunlop, próximo à Avenida Brasília, e na altura da Estação BRT Roseira / PUCC.
REGISTRO DE ACIDENTES
Segundo a Prefeitura, os quatro equipamentos foram instalados em locais com registro de acidentes graves. Confira o histórico completo:
– Av. John Boyd Dunlop (B/C), próximo à Rua Francisca Alves do Pinho
2021: 4 ocorrências, sendo 1 acidente com vítimas e 3 sem vítimas;
2022: 2 ocorrências, sendo 1 acidente fatal e 1 acidente sem vítimas;
– Av. John Boyd Dunlop (C/B), anterior à Rua Francisca Alves do Pinho
2021: 3 acidentes sem vítimas
– Av. John Boyd Dunlop (C/B) x Av. Brasília
2021: 21 ocorrências, sendo 4 atropelamentos, 6 acidentes com vítimas e 11 sem vítimas
2022: 16 ocorrências, sendo 11 acidentes com vítimas e 5 acidentes sem vítimas
– Av. John Boyd Dunlop (C/B), próximo à Estação Roseira/PUCC
2021: 10 ocorrências, sendo 4 acidentes com vítimas, 2 acidentes com vítimas fatais e 4 acidentes sem vítimas
2022: 1 acidente com vítima
CONSCIENTIZAÇÃO
Como parte da Campanha “JBD: Morte Zerø no Trânsito”, que busca zerar o número de acidentes fatais na Avenida John Boyd Dunlop, a empresa responsável pelo trânsito emitiu 3.450 avisos educativos aos condutores que cometeram infrações identificadas pelos novos radares.
A campanha é apoiada pela Iniciativa BIGRS (Bloomberg de Segurança Viária Global). As correspondências traziam a mensagem “Repense comportamentos e ajude a salvar vidas!”. Confira o balanço de avisos:
– 312 avisos educativos foram por avanço ao sinal vermelho
– 2.350 por transitar acima da velocidade máxima permitida em até 20%
– 614 por transitar acima da velocidade máxima em mais de 20% até 50%
– 174 avisos educativos por transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 50%
Ainda houve sete casos de registro de velocidade acima dos 100 km/h e em um dos casos a velocidade medida atingiu 110 km/h. A via também recebeu peças de comunicação visual para orientar a população sobre os novos equipamentos.
Foram instaladas 15 faixas, 20 banners e dois painéis, que traziam mensagens como “Respeitar a velocidade evita mortes no trânsito. Proteja sua vida e a dos outros” e “10 km/h a menos no velocímetro podem fazer a diferença entre a vida e a morte”.
LEIA TAMBÉM
Amparo registra seca e não tem chuva significativa há 141 dias