Campinas registrou ontem (2), Dia de Finados, a temperatura máxima mais baixa dos últimos 33 anos. De acordo com o registro do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, a máxima registrada ontem não passou de 17,4ºC, em plena Primavera.
Segundo o meteorologista Bruna Bainy, a temperatura registrada foi a mais baixa desde 1989, quando o Cepagri começou a fazer observações meteorológicas.
“Antes, a menor máxima tinha sido 18,6ºC no ano de 2000. Ainda não batemos recorde absoluto de temperatura mínima, pode ser que ocorra na próxima madrugada”, disse ele. Ainda de acordo com Bainy, essa foi a menor máxima registrada para novembro.
NOVEMBRO ATÍPICO
Uma frente fria que chegou no começo desta semana e trouxe mudanças bruscas nas temperaturas. Com isso, o mês de novembro teve início com frio atípico. O ClimaTempo também previu frio acentuado nesta semana.
LEIA TAMBÉM
Justiça proíbe que sindicato feche terminais de ônibus em Campinas; entenda
Rodoviária de Campinas retoma venda de passagens após liberações de rodovias
E COMO FICA O TEMPO?
O Cepagri informou que a tendência para o final de semana é de predomínio de sol, ventos moderados e temperaturas subindo muito lentamente entre um dia e o seguinte. No sábado, as temperaturas ficam entre 11 e 24ºC, e no domingo, entre 12 e 25 – ainda bem abaixo da média para o período.
E SEMANA QUE VEM?
O começo da próxima semana deve ter temperaturas um pouco mais elevadas, mas valores mais típicos para a época do ano devem ser registrados somente a partir da próxima quinta-feira. As probabilidades de chuva até o dia 9 são muito pequenas, os indicativos mais favoráveis apontam para novos episódios de chuva a partir dos dias 10 ou 11.
LEIA MAIS
Supertaça EPTV de Futsal começa nesta quinta-feira; veja os confrontos