A Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar abre nesta sexta-feira (7) o agendamento para o início de tratamento de 60 novos pacientes por mês e, a partir de dezembro, para 120 mensais. O agendamento será feito exclusivamente pela central de regulação do município.
Segundo a Prefeitura, atualmente 400 pessoas fazem tratamento quimioterápico na Unacon e a abertura de agendamento para novos pacientes está sendo possível após a reforma e ampliação da unidade. A previsão é de que a capacidade de atendimento duplique nos próximos meses.
COMO FUNCIONA
Pacientes com alguma alteração na saúde devem procurar uma unidade básica de saúde e, diante de suspeita de câncer, será encaminhado a ambulatório de especialidade ou hospital, onde será atendido por médico especialista que solicitará os exames necessários para a identificação do câncer.
Se o diagnóstico for confirmado, a central de regulação do município agendará o tratamento na Unacon. Na unidade, o paciente passará por consulta com oncologista, que avaliará o grau de agressividade da doença, o estágio em que está e definirá o melhor tratamento a ser adotado para o caso. Se a indicação for quimioterapia, o tratamento será feito na Unacon e se for radioterapia, no Instituto do Radium, Centro de Oncologia de Campinas ou no Centro Boldrini.
LEIA MAIS
Unicamp desliga 1,3 mil alunos sem vacina; entenda a medida
Cpat oferece 3,8 mil vagas para cursos de qualificação em Campinas
OBRAS
Segundo a Prefeitura, as obras incluíram a construção de mais um andar e o prédio passou de 980 metros quadrados para quase 2 mil metros quadrados, aumentando, assim, a capacidade de atendimento de 380 pacientes para 1.180 por semana.
“A nova estrutura aumentou o setor de infusão de quimioterapia em 50%, com a ampliação de oito para 12 cadeiras e, com isso, a capacidade que era de 400 procedimentos de quimioterapia mensais, vai duplicar nos próximos meses”, informou a Administração.
A Unacon passou a contar com um setor de intercorrências oncológicas, para otimizar a assistência ao paciente oncológico em situação de descompensação clínica, passíveis de controle ambulatorial.
“A ampliação da estrutura também permite aumento de atendimento nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional. Com o aumento da estrutura física, a Unacon ganhou novas salas de atendimento, tratamento e cuidados paliativos”, completou a Prefeitura.
LEIA TAMBÉM