A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar de Campinas emitiu um alerta nesta quinta-feira (15), indicando a possibilidade de adiamento de cirurgias nos próximos dias. A situação ocorre devido ao crítico desabastecimento de sangue no Hemocentro da Unicamp. A matéria publicada ontem pelo acidade on já havia antecipado o problema. Atualmente, o Hemocentro enfrenta estoques baixos e está em busca urgente de doações.
O Hemocentro é responsável por abastecer os hospitais da região e atender a uma população de sete milhões de pessoas. Segundo o centro, os estoques críticos são de sangue e hemocomponentes. Exceto para o tipo sanguíneo AB positivo, que tem estoques relativamente estáveis, todos os outros tipos sanguíneos estão com disponibilidade para menos de um dia.
Com o atual quadro de estoque baixo, o Hemocentro alertou que a assistência em hospitais de toda a região está em risco, o que pode comprometer tratamentos e procedimentos essenciais que dependem de transfusões de sangue.
“Precisamos de todos os tipos sanguíneos, com maior atenção para os tipos O e A que precisamos de mais doadores, por ser a maior prevalência sanguínea na população”,
afirmou Eduardo Baungartner, administrador do Hemocentro, ontem ao acidade on
Ainda, de acordo com ele, o tempo frio e o período de férias desestimulam as pessoas a realizarem a doação.
A Prefeitura de Campinas também fez um apelo à população para que se mobilize e faça doações de sangue, ajudando a garantir que os hospitais possam continuar oferecendo atendimento adequado a todos os pacientes.
Como realizar doação de sangue para o Hemocentro da Unicamp?
As doações podem ser feitas na Unicamp ou em uma das unidades do Hemocentro no Hospital Mário Gatti, em Sumaré ou Piracicaba. Os horários de atendimento variam de acordo com a unidade.
- Na Unicamp e no Mário Gatti, o atendimento é de segunda à sábado, das 7h30 às 16h. O Hemocentro da Unicamp fica na Rua Carlos Chagas, 480, Barão Geraldo. Já o Hospital Mário Gatti está localizado na Avenida Pref. Faria Lima, 340, no Parque Itália.
- Em Sumaré, o atendimento é de segunda à sábado, das 7h30 às 12h, no Hospital Estadual de Sumaré, que fica na Avenida da Amizade, 2400, no Jardim Bela Vista.
- Quem quiser doar em Piracicaba pode comparecer ao Hemonúcleo, que fica na Avenida Independência, 953, Bairro Alto, das 7h30 às 13h.
Quais são os requisitos para doação?
Para realizar a doação de sangue em qualquer unidade do Hemocentro da Unicamp não é necessário agendamento. Os requisitos são:
- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis).
- Pesar no mínimo 50 kg.
- Estar descansado e alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação).
- Apresentar documento oficial com foto.
Quais cidades são atendidas pelo Hemocentro da Unicamp?
O Hemocentro da Unicamp é responsável pelo abastecimento de cerca de 88 municípios, com uma população de aproximadamente sete milhões de habitantes. São distribuídos, em média, 600 hemocomponentes por dia, para mais de 60 agências transfusionais conveniadas.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Falta de médicos causa longa espera e reclamação em Piracicaba
Banda cover do Beatles faz show gratuito em Piracicaba neste sábado; veja local