Com a alta de internações de crianças com SRAGs (síndromes respiratórias agudas graves) desde o fim de 2020, Campinas tem nesta sexta-feira (7) 37 pacientes pediátricos internados na Rede Mário Gatti.
Deste total, 14 estão em UTIs (unidades de terapia intensiva) e as outros 23 estão em leitos de enfermaria. Entre as crianças internadas, uma apresenta sintomas de covid-19, mas aguarda o resultado de exames.
Somente no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, 14 das 16 UTIs estão ocupadas, assim como 13 dos 16 leitos de enfermaria e duas das nove vagas no pronto-socorro infantil.
Já no Complexo Hospitalar Ouro Verde, segundo a secretaria de Saúde, há 10 leitos de enfermaria, dos quais 8 estão ocupados e somente dois estão sem pacientes.
ACOMPANHAMENTO
A Rede Mário Gatti informou que acompanha diariamente a demanda de pacientes com sintomas gripais e que, se houver aumento da necessidade de internação de crianças, prevê abrir 10 leitos de UTI pediátricos no Ouro Verde. No entanto, não há uma data definida para isso.
Na ocasião, o planejamento da rede envolvia a abertura total de mais 20 vagas somente de UTI, ampliando de 10 para 30 o total de vagas disponíveis.
PRESSÃO NA REDE
A demanda alta por vagas e atendimento a crianças com doenças respiratórias em Campinas acontece em meio ao aumento de pacientes com quadros gripais e suspeitas de covid na rede pública de saúde. O panorama também é notado em diversos outros municípios do País.
Por conta disso, a Prefeitura anunciou a contratação de 163 profissionais de saúde para reforçar o atendimento no Mário Gatti e nas UPAs (unidades de pronto atendimento). Destes, 108 técnicos de enfermagem foram integrados à rede nesta sexta.
LEIA TAMBÉM
Surto de covid-19 em coletores causa atraso na coleta de lixo em Campinas
Campinas tem quatro surtos de covid e quatro de gripe em asilos
ATESTADO
Além disso, quem mora ou trabalha em Campinas e está com sintomas gripais leves pode solicitar a emissão de um atestado sanitário que garante a ausência no trabalho por três dias e encaminha o possível infectado para atendimento na saúde.