- Publicidade -
CotidianoRede Mário Gatti tem 14 crianças com síndromes respiratórias internadas na UTI

Rede Mário Gatti tem 14 crianças com síndromes respiratórias internadas na UTI

Outras 23 estão em leitos de enfermaria; um dos pacientes está com sintomas de covid e aguarda exames

- Publicidade -

 

Hospital Mário Gatti (Foto: Carlos Bassan/PMC)
Hospital Mário Gatti (Foto: Carlos Bassan/PMC)

Com a alta de internações de crianças com SRAGs (síndromes respiratórias agudas graves) desde o fim de 2020, Campinas tem nesta sexta-feira (7) 37 pacientes pediátricos internados na Rede Mário Gatti. 

Deste total, 14 estão em UTIs (unidades de terapia intensiva) e as outros 23 estão em leitos de enfermaria. Entre as crianças internadas, uma apresenta sintomas de covid-19, mas aguarda o resultado de exames. 

Somente no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, 14 das 16 UTIs estão ocupadas, assim como 13 dos 16 leitos de enfermaria e duas das nove vagas no pronto-socorro infantil. 

Já no Complexo Hospitalar Ouro Verde, segundo a secretaria de Saúde, há 10 leitos de enfermaria, dos quais 8 estão ocupados e somente dois estão sem pacientes. 

ACOMPANHAMENTO 

- Publicidade -

A Rede Mário Gatti informou que acompanha diariamente a demanda de pacientes com sintomas gripais e que, se houver aumento da necessidade de internação de crianças, prevê abrir 10 leitos de UTI pediátricos no Ouro Verde. No entanto, não há uma data definida para isso. 

No meio do mês passado, após divulgar que o número de internações superava em quase três vezes o total de internações de crianças com SRAGs em 2020, o município detalhou que planejava uma série de medidas para reforçar a capacidade de atendimento dos pacientes. 

Na ocasião, o planejamento da rede envolvia a abertura total de mais 20 vagas somente de UTI, ampliando de 10 para 30 o total de vagas disponíveis. 

PRESSÃO NA REDE 

A demanda alta por vagas e atendimento a crianças com doenças respiratórias em Campinas acontece em meio ao aumento de pacientes com quadros gripais e suspeitas de covid na rede pública de saúde. O panorama também é notado em diversos outros municípios do País. 

Por conta disso, a Prefeitura anunciou a contratação de 163 profissionais de saúde para reforçar o atendimento no Mário Gatti e nas UPAs (unidades de pronto atendimento). Destes, 108 técnicos de enfermagem foram integrados à rede nesta sexta. 

LEIA TAMBÉM
Surto de covid-19 em coletores causa atraso na coleta de lixo em Campinas
Campinas tem quatro surtos de covid e quatro de gripe em asilos 

ATESTADO
Além disso, quem mora ou trabalha em Campinas e está com sintomas gripais leves pode solicitar a emissão de um atestado sanitário que garante a ausência no trabalho por três dias e encaminha o possível infectado para atendimento na saúde.

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -