A reforma do CCC (Centro de Convivência Cultural), no bairro Cambuí, em Campinas, terá um atraso de, pelo menos, dois meses. Previsto para ser entregue em outubro, agora a reforma é esperada para final de dezembro deste ano.
A informação foi confirmada pelo secretário de Infraestrutura de Campinas, Carlos José Barreiro, nesta terça-feira (5). Em abril, ele tinha previsto o lançamento do edital da 2ª fase da obra para julho – o que também sofreu atraso.
De acordo com Barreiro, a obra passou por algumas dificuldades, sendo que o grande problema é a impermeabilização do Teatro de Arena – o motivo da reforma e interdição do complexo de cultura.
LEIA TAMBÉM
Hepatite misteriosa: Campinas, Indaiatuba e Hortolândia têm casos suspeitos
Veja como se inscrever em cursos profissionais gratuitos do Via Rápida
Limpeza em reservatório deixa 12 bairros de Campinas sem água nesta quarta
“Nós tivemos algumas dificuldades, que são normais em uma obra deste tamanho. O produto que escolhemos é importado e, para ele ser adquirido, nós tivemos que fazer um aditivo (no contrato). Além disso, temos a variação cambial, a pandemia de covid-19 e a guerra da Ucrânia”, disse.
A obra da 1ª fase da reforma do CCC foi iniciada em outubro de 2020 e tem investimento de R$ 17,8 milhões. Entre as intervenções estão reformas na alvenaria, hidráulica, revestimento, drenagem, iluminação e ar-condicionado do Centro de Convivência.
SEGUNDA FASE
Em relação à 2ª fase das obras, ela deve englobar a parte mais cara da obra. A Infraestrutura prevê um investimento de R$ 25 milhões, dinheiro que também vem também de recursos estaduais.
Inclusive, o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), esteve em Campinas no dia 18 de abril e garantiu a liberação dos recursos.
O secretário de Infraestrutura explicou que a pasta está desenvolvendo agora o projeto da 2ª fase da obra, e de uma forma mais detalhada. Grupos envolvidos com a cultura de Campinas fizeram propostas que, até a próxima semana, serão analisadas e poderão ou não ser incorporadas.
“Vamos fazer mais detalhado. Fizemos uma reunião com pessoas envolvidas no assunto. Pessoal de dança, teatro, artes cênicas, música. E as sugestões poderão ou não ser incorporadas para a 2ª fase. O projeto finalizado, o edital será lançado”, disse.
Além disso, é esperado que em 60 dias a cidade de Campinas assine um convênio com o governo do estado para assegurar a verba para a 2ª fase.
INTERDITADO
O CCC está interditado desde 2011, devido a graves problemas estruturais, principalmente por conta de infiltrações no prédio. Houve algumas ações de abertura pontuais desde então e a feira hippie na área externa foi mantida.
O complexo foi inaugurado em 9 de setembro de 1976 e fica na Praça Imprensa Fluminense. Desde a inauguração, o teatro e anfiteatro nunca passaram por uma reforma completa e estrutural. O CCC, que tem cerca de 6 mil metros quadrados no total, possui projeto assinado pelo arquiteto Fábio Penteado.
LEIA MAIS
Veja 10 serviços gratuitos que muita gente paga e poderia economizar