A região de Campinas está com inscrições abertas para 875 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos da secretaria de Desenvolvimento Econômico do governo estadual. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de março – veja como participar abaixo.
Segundo a pasta, são oferecidas oportunidades em 14 cursos que foram desenvolvidos para atender às demandas atuais do mundo do trabalho e aos interesses daqueles que buscam qualificação para o primeiro emprego. As vagas são para os seguintes municípios:
- Campinas – 300 vagas
- Indaiatuba – 175 vagas
- Itatiba – 75 vagas
- Jaguariúna – 75 vagas
- Paulínia – 75 vagas
- Santa Bárbara d’Oeste – 75 vagas
- Valinhos – 100 vagas
Os cursos são voltados para jovens entre 14 e 24 anos com ensino fundamental completo. O programa prioriza estudantes matriculados no ensino médio de escolas estaduais e de Etecs (Escola Técnica Estadual).
LEIA TAMBÉM
Vereador Zé Carlos recusa nova oitiva agendada por CPI da Câmara de Campinas
Comerciantes de Joaquim Egídio relatam prejuízos com quedas de energia frequentes, em Campinas
INSCRIÇÕES
As 14 opções de cursos têm duração de 120 horas e poderão ser realizadas ao longo de quatro meses. As aulas são presenciais, na unidade de ensino escolhida. As inscrições vão até o dia 13 de março e o estudante não precisa realizar processo seletivo.
Para se inscrever, os interessados devem acessar o site, fazer um cadastro e selecionar o município para verificar quais cursos estão disponíveis. A comunicação com os inscritos é feita por e-mail, através dos dados pessoais cadastrados pelo candidato no site. As aulas têm previsão de início no dia 3 de abril.
CONFIRA A LISTA DE CURSOS OFERECIDOS:
- Administração de Redes Windows
- Ajudante de Logística
- Aprenda a Programar em C#
- Criação de Aplicativos
- Criação de Sites com Marketing Digital
- Criação de Sites e Plataformas Digitais
- Desenho no AutoCAD
- Desenvolvimento de Software para web e celular
- Gestão de Pequenos Negócios
- Introdução a Banco de Dados
- Introdução à Robótica Utilizando Arduíno
- Introdução ao Desenvolvimento em Java
- Rotinas de Recursos Humanos
- Segurança Cibernética Fundamental
BOLSA-AUXÍLIO
Os estudantes matriculados no ensino médio da rede estadual ainda terão direito a um auxílio de até R$ 600, divididos em quatro parcelas mensais, ao longo do curso. Para receber a bolsa, os jovens elegíveis deverão ter 75% de frequência no curso e não podem ser beneficiários de seguro-desemprego.
No caso dos estudantes de 14 e 15 anos, a renda familiar deverá ser de até três salários-mínimos, e o pagamento da bolsa será feito para o responsável legal indicado nos dados escolares. O pagamento de até quatro parcelas de R$ 150 será iniciado no mês subsequente do início das aulas, por meio do programa Bolsa do Povo, com cartão magnético do Bolsa do Povo.
LEIA MAIS