As cidades que compõem a região do Circuito das Águas Paulista dão início à segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2021, que começa nesta segunda-feira (1º) e vai até o dia 30 de novembro. Nesta etapa da imunização devem ser vacinados bovinos e bubalinos com até 24 meses.
A doença, que também afeta caprinos, ovinos e suínos, traz prejuízos e restrições na comercialização de produtos pecuários.
RECOMENDAÇÕES
Segundo o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), os criadores devem adquirir as vacinas em revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização, incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda.
Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 mililitros na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.
DECLARAÇÃO DE VACINAÇÃO
Além de vacinar o rebanho, o produtor deve também declarar ao órgão de defesa sanitária animal do estado. A declaração de vacinação deve ser feita de forma online pelo sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), até 7 de dezembro. Também é possível realizar a declaração presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual em cada cidade.
LINDOIA
Lindoia relembra os produtores rurais do município que a Casa da Agricultura de Lindoia faz o atendimento presencial ao público e realização da declaração da febre aftosa. O espaço fica na rua José Gigli, 220. O horário de funcionamento vai das 8h às 12h e das 13h às 17h.
No município, é possível tratar questões relacionadas à campanha de vacinação contra febre aftosa pelos telefone (19) 3898-1365, da Casa da Agricultura ou ainda pelo (19) 3898-1267, número da Unidade de Defesa Agropecuária. Também é possível acessar o site do órgão.
(*Com informações da Agência Brasil)