- Publicidade -
CotidianoRegião será atingida pela nova onda de calor a partir de quarta? Veja previsão para 10 dias

Região será atingida pela nova onda de calor a partir de quarta? Veja previsão para 10 dias

Entrada de um ar mais seco inibirá a formação e o desenvolvimento de nuvens, dificultando as chuvas e intensificando o predomínio de sol

- Publicidade -


Campinas pode ser atingida pela nova onda de calor que terá início nesta quarta-feira (13) no Brasil. Segundo a previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), há indicativos de temperaturas elevadas nos próximos dias, mas ainda não é possível prever novos recordes de temperatura máxima como ocorreram em novembro.


“A temperatura deve estar bem elevada, sim, principalmente sexta e segunda-feira”, afirma o o meteorologista Bruno Kabke Bainy do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp. “O pessoal tem perguntado bastante sobre essa onda de calor. Mas, apesar de ter temperaturas bem altas, eu não sei se vai chegar a configurar no critério técnico que o Inmet usa” – leia mais abaixo.


Região de Campinas

Nesta quarta (13), a entrada de um ar mais seco inibirá a formação e o desenvolvimento de nuvens, dificultando as chuvas e intensificando o predomínio de sol. Por isso, “até o final de semana, a tendência predominante é de tempo firme”, afirma.

- Publicidade -


Já na quinta-feira (14), a tendência é esse ar seco comece a perder força com a entrada de uma frente úmida, gerando nuvens a partir da tarde, não dando para descartar alguma pancada de chuva, mas remota e esparsa. A previsão da quinta deve se estender até o domingo, com as temperaturas seguindo em elevação.

Já para a próxima semana são esperadas intempéries mais regulares. “A partir de segunda ou terça-feira é que volta a ter indicativos de chuvas um pouco mais recorrentes, mais regulares, volumes mais expressivos e de forma mais generalizada, ou mais bem distribuída, melhor dizendo, para o Estado de São Paulo”, declara.


Onda de calor


A partir de meio dia desta quinta (14) até 19h de domingo (17), as temperaturas voltarão a subir em 15 estados brasileiros, além do Distrito Federal, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O órgão emitiu um aviso laranja de perigo devido à nona onda de calor de 2023, indicando que a população deve se manter vigilante sobre as condições meteorológicas previstas.


Mas o que é uma onda de calor? É quando a temperatura máxima do dia registra 5° Celsius (°C) acima da média daquele local específico, para determinado período, por três a cinco dias. Ainda segundo o Inmep, essa nova onda está prevista para atingir o Sudeste, o Sul, o Centro-Oeste e parte do Norte e do Nordeste.

No Sudeste, ela está prevista para ocorrer nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além do noroeste do Espírito Santo, com as temperaturas podendo bater os 39° C em algumas cidades.


Motivos

Mas, quais são as razões para esta nova onda de calor? A meteorologista do Inmet, Naiane Araújo, explica:

“A chance de chuva já começa a diminuir novamente, principalmente, a partir da quinta-feira (14), devido a uma massa de ar mais quente e seco, que vai quebrar esse canal de umidade, justamente nesta época do ano, quando nos aproximamos do Verão, que é uma época mais quente. Conforme a gente tem o céu aberto, mais ensolarado, com a ausência de nuvens e de chuva, as temperaturas disparam mesmo”, afirma.

Além disso, ela aponta também o El Niño como sendo outra razão. “O El Niño é um agravante. A gente teve a configuração do fenômeno ao longo desta Primavera e, durante o Verão, deve persistir. Quando se configura um El Niño, o fenômeno bagunça o regime de chuva na área central do Brasil e tem um impacto muito claro nessa elevação das temperaturas também. Então, ele é um combustível a mais, sem dúvida alguma.”

Próximos 10 dias em Campinas

Depois dessa massa de ar seco, com sol no fim de semana, poucas nuvens e baixas chances de chuvas, gerando temperaturas de 35°C a 36°C, essa massa mais quente vai se diluir de terça (19) a quinta (21).


“Depois, para o final da próxima semana, já há chance de chuvas, chuvas mais volumosas, em formas de pancadas localizadas. E a temperatura também já muda, já vai diminuindo, a gente vai ficar com temperaturas dentro da normalidade, de 29°C, 30°C de máxima, e de 19°C , 20°C de mínima, a partir da terça, quarta-feira da próxima semana, informa a meteorologista do Cepagri, Ana Ávila.

Previsão Climatempo:

  • 13 (quarta-feira): 17°C a 32°C
  • 14 (quinta-feira): 20°C a 34°C
  • 15 (sexta-feira): 21°C a 35°C
  • 16 (sábado): 21°C a 35°C
  • 17 (domingo): 20°C a 35°C
  • 18 (segunda-feira): 20°C a 35°C
  • 19 (terça-feira): 20°C a 30°C
  • 20 (quarta-feira): 20°C a 28°C
  • 21 (quinta-feira): 19°C a 29°C
  • 22 (sexta-feira): 20°C a 29°C

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Usar verde no Natal: veja qual é o significado da cor

Pão de queijo vegano: Ana Maria Braga ensina deliciosa opção

- Publicidade -
Raquel Valli
Raquel Valli
Formada em jornalismo pela PUC-Campinas em 1999, tem experiência como repórter, redatora, editora-assistente, produtora, informante e assessora de imprensa. Trabalhou para EPTV, CBN, Correio Popular, Oficina do Estudante e Prefeitura de Campinas. Foi homenageada pela Câmara Municipal com o Diploma de Mérito Jornalístico “Bráulio Mendes Nogueira “pelos relevantes serviços prestados à cidade”. É coach pela SBC e apaixonada por animais. Atualmente, é repórter no a cidade on Campinas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -