Os reservatórios de água de Vinhedo estão com os estoques baixos e não estão conseguindo recuperar a demanda, segundo informações do Sanebavi (Sistema de Saneamento básico de Vinhedo).
A autarquia, responsável pelo abastecimento na cidade, não descarta que falte água em bairros locais. Por isso, solicita aos moradores que façam uso consciente do recurso.
De acordo com a empresa, três são os motivos para estoques baixos:
- a onda de calor, que assola a região de Campinas
- os 30% de aumento no consumo de água, na cidade, por parte da população
- uma falha mecânica, na quarta-feira (1º) passada, em uma das bombas de recalque de água bruta da Represa 1 para a ETA (Estação de Tratamento de Água) 1
Ainda segundo a empresa, as estações de tratamento estão operando com a capacidade máxima, mas, devido à alta demanda, não estão conseguindo ser reabastecidas.
“Atitudes como lavar calçadas, quintais e veículos com mangueira, regar jardins de forma excessiva e encher piscinas devem ser evitadas para que os reservatórios possam se recuperar e garantir um fornecimento estável para todos os bairros”, informa a autarquia.
“O consumo excessivo influenciado pelo calor tem contribuído para a persistência dos baixos níveis nos reservatórios, dificultando a recuperação”, complementa.
Ainda de acordo com o Sanebavi, obras de ampliação do sistema já estão em andamento, como a expansão da ETA 2, na Capela, e a ETA 3, “proporcionando um reforço significativo ao abastecimento contribuindo para a solução da falta de água na cidade”.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Mulher é presa por maus-tratos após cachorro ser encontrado morto
Limeira suspende vacinação contra a covid-19 por falta de doses