- Publicidade -
CotidianoRetirada dos corpos das 62 vítimas da queda do avião é concluída em Vinhedo

Retirada dos corpos das 62 vítimas da queda do avião é concluída em Vinhedo

Segundo a secretaria do Estado de São Paulo, o trabalho de retirada do corpo das vítimas terminou por volta das 18h50 deste sábado (10)

- Publicidade -

O governo do Estado de São Paulo informou, às 18h50 deste sábado (10), que o trabalho de remoção das vítimas do acidente de avião que matou 62 pessoas em Vinhedo foi concluído. Ao todo, 34 corpos masculinos e 28 femininos foram resgatados e encaminhados para a unidade central do IML (Instituto Médico Legal) de São Paulo para a identificação e liberação das famílias.

Dos corpos recuperados, dois foram identificados por meio das impressões digitais. Até o momento, 50 corpos já chegaram ao IML Central e o restante está a caminho do local. Duas vítimas já foram identificadas e, até agora, 30 corpos foram necropsiados e radiografados.

O Estado recomenda que famílias apresentem qualquer documentação para auxiliar na identificação das vítimas. São úteis exames médicos, radiológicos ou odontológicos. Isso porque, segundo os Bombeiros, os corpos estão muito prejudicados em função da complexidade do acidente.

O resgate foi feito pela força-tarefa que trabalha no local como bombeiros, Polícia Militar, Polícia Federal e agentes de outras autoridades.

Investigações da queda do avião em Vinhedo

A Polícia Civil de São Paulo continua a investigação para descobrir os motivos da queda. Segundo a companhia aérea Voepass, não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente.

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da FAB (Força Aérea Brasileira), divulgou, na tarde deste sábado (10), imagens da abertura das duas caixas-pretas do avião que caiu em Vinhedo e deixou 62 mortos ontem (9). Elas foram transferidas para o LABDATA (Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo) do Cenipa, em Brasília (DF), na manhã de hoje (10).

As duas caixas-pretas são o Cockpit Voice Recorder (CVR – gravador de voz da cabine) e o Flight Data Recorder (FDR – gravador de dados de voo). O equipamento, feito em material resistente a desastres como este, é crucial para desvendar os motivos da queda. Os gravadores permitem que especialistas analisem a última conversa entre os pilotos e os dados de desempenho do ATR 72-500, como as condições climáticas e a razão da descida brusca.

- Publicidade -

Segundo nota do Cenipa, os trabalhos preliminares de preparação, extração e degravação de dados foram iniciados pelos investigadores e devem prosseguir, de maneira ininterrupta, pelas próximas horas.

Próximos passos da investigação das caixas-pretas

Após a conclusão da Ação Inicial, em Vinhedo, a investigação avançará para a fase de Análise de Dados, ainda de acordo com o Cenipa. Neste estágio, serão examinadas as atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional e os fatores humanos, bem como um estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas, infraestrutura, entre outros.

O voo 2283 da Voepass saiu de Cascavel às 11h56 e caiu às 13h22 de ontem (9). Conforme monitoramento do voo feito pelo site, a aeronave perdeu o equivalente a 5 quilômetros de altitude em menos de 2 minutos. O horário previsto para chegada em Guarulhos era 13h30.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Acidente entre carro e ônibus deixa duas pessoas feridas

Dois suspeitos de roubo morrem em confronto com a PM

- Publicidade -
Laura Nardi
Laura Nardi
Assistente de Mídias Digitais no ACidade ON Campinas. Graduanda em Jornalismo pela PUC-Campinas, tem passagem pelos portais Tudo EP e Jornal de Valinhos. Adentrou no Grupo EP em 2023 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -