- Publicidade -
CotidianoRio transborda e volta a alagar casas mesmo sem chuva; entenda

Rio transborda e volta a alagar casas mesmo sem chuva; entenda

Problema volta a atingir casas em Capivari e número de desabrigados chega a 23; veja porque a cheia acontece

- Publicidade -

Mesmo sem registrar chuvas nos últimos dias, Capivari tem 23 pessoas desabrigadas nesta quarta-feira (11) depois que a cheia do rio inundou casas em pelo menos cinco bairros. O problema começou na tarde de ontem (10), quando o limite de 2 metros foi superado e o nível continuou subindo, chegando aos os 2,56 metros. Na manhã de hoje, a régua marcou 2,74 metros de profundidade.

Segundo a Defesa Civil, sete famílias tiveram que deixar as casas onde vivem e foram levadas ao Ginásio de Esportes Ronaldão. A situação, porém, também afetou outros moradores, que estão temporariamente nas casas de parentes. Ao todo, há seis vias com interdições causadas pelo avanço da água. Confira a lista:

João Moretti (Moreto)

Padre Haroldo (Centro)

João Vaz com Tiradentes (Centro)

Bento Dias com alameda Faustina Franchi Annicchino (ponte do posto Shell)

Trecho da Rua Miguel Assad (Nova Aparecida)

- Publicidade -

Trecho da Rua 31 de Março (Nova Aparecida)

Além disso, há também quatro pontos de alagamento em pontos diferentes:

José Maschietto (Cancian)

Juventino A. de Moraes (Cancian)

Benedito M. Camargo (Cancian)

José Maschietto (Estação)

Por que transbordou?

O nível do Rio Capivari voltou a subir mesmo após as chuvas do final de semana devido à água de outros municípios por onde passa o manancial. O rio nasce em Jundiaí e passa por diversos locais até chegar a Capivari. Portanto, a chuva em outras cidades, mesmo em dias anteriores, influencia diretamente no nível do trecho que passa pelos bairros do município.

Por conta das precipitações e da cheia, a comporta da Barragem Leopoldina está totalmente aberta desde o último sábado (7). A medida serve para escoar as águas das chuvas e tentar amenizar o impacto na população do município.

Problema conhecido

As cheias em Capivari são comuns em épocas de chuva, principalmente durante o Verão. Neste ano, porém, aconteceram antes do previsto devido às precipitações acima da média na região de Campinas ainda na Primavera. Ciente da situação, a Defesa Civil da cidade atende chamados dos moradores pelos números 199 e (19) 3492-3186. Já a Guarda Civil disponibiliza o número 153 e o WhatsApp (19) 3491-1311. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193.

Além disso, o Fundo Social de Capivari recolhe doações para ajudar as famílias afetadas. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (19) 98984-6893. A entidade divulgou a lista dos itens que podem ser doados. Veja:

Guarda-roupas

Armários de cozinha

Cômodas

Outros móveis em boas condições de uso

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3B6gn53

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA MAIS

Veja como está o projeto do ‘piscinão’ contra enchentes na Princesa d’Oeste

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -