Mesmo sem registrar chuvas nos últimos dias, Capivari tem 23 pessoas desabrigadas nesta quarta-feira (11) depois que a cheia do rio inundou casas em pelo menos cinco bairros. O problema começou na tarde de ontem (10), quando o limite de 2 metros foi superado e o nível continuou subindo, chegando aos os 2,56 metros. Na manhã de hoje, a régua marcou 2,74 metros de profundidade.
Segundo a Defesa Civil, sete famílias tiveram que deixar as casas onde vivem e foram levadas ao Ginásio de Esportes Ronaldão. A situação, porém, também afetou outros moradores, que estão temporariamente nas casas de parentes. Ao todo, há seis vias com interdições causadas pelo avanço da água. Confira a lista:
João Moretti (Moreto)
Padre Haroldo (Centro)
João Vaz com Tiradentes (Centro)
Bento Dias com alameda Faustina Franchi Annicchino (ponte do posto Shell)
Trecho da Rua Miguel Assad (Nova Aparecida)
Trecho da Rua 31 de Março (Nova Aparecida)
Além disso, há também quatro pontos de alagamento em pontos diferentes:
José Maschietto (Cancian)
Juventino A. de Moraes (Cancian)
Benedito M. Camargo (Cancian)
José Maschietto (Estação)
Por que transbordou?
O nível do Rio Capivari voltou a subir mesmo após as chuvas do final de semana devido à água de outros municípios por onde passa o manancial. O rio nasce em Jundiaí e passa por diversos locais até chegar a Capivari. Portanto, a chuva em outras cidades, mesmo em dias anteriores, influencia diretamente no nível do trecho que passa pelos bairros do município.
Por conta das precipitações e da cheia, a comporta da Barragem Leopoldina está totalmente aberta desde o último sábado (7). A medida serve para escoar as águas das chuvas e tentar amenizar o impacto na população do município.
Problema conhecido
As cheias em Capivari são comuns em épocas de chuva, principalmente durante o Verão. Neste ano, porém, aconteceram antes do previsto devido às precipitações acima da média na região de Campinas ainda na Primavera. Ciente da situação, a Defesa Civil da cidade atende chamados dos moradores pelos números 199 e (19) 3492-3186. Já a Guarda Civil disponibiliza o número 153 e o WhatsApp (19) 3491-1311. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193.
Além disso, o Fundo Social de Capivari recolhe doações para ajudar as famílias afetadas. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (19) 98984-6893. A entidade divulgou a lista dos itens que podem ser doados. Veja:
Guarda-roupas
Armários de cozinha
Cômodas
Outros móveis em boas condições de uso
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3B6gn53
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294
LEIA MAIS
Veja como está o projeto do ‘piscinão’ contra enchentes na Princesa d’Oeste