*Com informações de Paulo Gonçalves/EPTV Campinas
Anunciado em março do ano passado, o “piscinão” para conter as enchentes na Avenida Princesa d’Oeste, em Campinas, só deve sair do papel no começo de 2024. A previsão é do secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, que prevê a conclusão no máximo até 2026. As afirmações foram feitas durante o anúncio de medidas paliativas devido aos alagamentos do fim de semana.
“A nossa expectativa é que comece no início do ano que vem, porque tem a licitação pública. É uma obra que deve demorar de 18 a 24 meses pela sua grandeza”, diz. O “piscinão” integra o projeto de intervenções contra enchentes nos córregos Proença, Serafim e Anhumas, região que também envolve a Avenida Orosimbo Maia. O custo é estimado em R$ 600 milhões, mas a Prefeitura ainda não sabe de onde a verba vai sair (veja detalhes abaixo).
Em busca de verbas
Sem ter caixa para custear o pacote completo de obras, o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), informou nesta semana que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) deu “sinal verde” para o financiamento. Depois, em abril, chegou a pedir uma verba de R$ 452 milhões ao Ministério das Cidades. As tratativas, porém, não evoluíram.
“As negociações com o BNDES para obtenção dos recursos para as obras de macrodrenagem estão avançadas. Os técnicos da prefeitura e do banco têm se reunido semanalmente para ajustes no projeto, condição necessária para finalizar a assinatura do convênio. Além dos recursos do BNDES, a Prefeitura está buscando verbas junto à CAF (Corporação Andina de Fomento) e ao Selesan (Sistema de Recebimento de Propostas para Empreendimentos do Saneamento Básico do setor Público), do Ministério das Cidades”, informou a Prefeitura.
De acordo com o prefeito, o edital de licitação deve ser lançado nas próximas semanas. Atualmente, a provável fonte de financiamento deve ser mesmo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
O projeto detalhado
As intervenções vão acontecer em dois dos locais que mais costumam registrar alagamentos e enchentes durante a época de chuvas em Campinas e serão divididas em duas fases. A primeira prevê a construção de dois piscinões na Princesa d’Oeste, um na Orosimbo Maia, e ainda uma galeria de derivação.
Na segunda etapa, está prevista a realização de quatro obras: um piscinão na Orosimbo, uma obra de remodelação no piscinão da Avenida Norte Sul (que servirá para os dois córregos), além de uma obra de alargamento de calha na Norte Sul e outra de alargamento de três pontes na Orosimbo.
Problema conhecido
Divulgadas após a morte de uma mulher em uma inundação no final de 2021, as obras são vistas como soluções para os transtornos de motoristas e moradores. As cenas se repetem todos os anos durante fortes chuvas e temporais. No final de 2022, por exemplo, um vídeo gravado na Princesa d’Oeste mostra quando o carro de uma família é tragado pela água em meio a uma enchente na via.
Como vai ser a obra?
A primeira etapa das obras envolve a criação de reservatórios para evitar transbordamento no córrego Proença, na região do Centro de Treinamento do Guarani, Praça Ralph Stettinger e o córrego Serafim/Praça da Ópera.
Já a segunda inclui reservatórios nas praças René Pena e Ópera Joana de Flandres – ambos para servir ao córrego Proença – e entre a Anchieta e a Orosimbo, para o córrego Serafim. Além disso, inclui a ampliação no reservatório do ribeirão Anhumas, que é chamado de Piscinão da Norte-Sul.
Os reservatórios poderão ser feitos sob as estruturas, com cobertura, como no caso do CT do Guarani, ou sobre elas, como na Praça Ralph Stettinger.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3B6gn53
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294
LEIA MAIS
Chegada de duas frentes frias pode causar novas tempestades na região; veja a previsão nessa semana