O roubo de 54 armas de uma empresa em Campinas na última quarta-feira (14) foi facilitado pela falta de uma vigilância física e de reforço nos acessos do galpão. A opinião é do especialista em segurança, Vladimir Ribeiro, que cita a invasão através de um portão simples de ferro como exemplo das falhas cometidas no local. “Há somente um portão de ferro com um cadeado, que foi facilmente cortado com um alicate. Que ocorreu uma falha dentro da empresa está muito claro”, argumenta ele.
“A primeira falha é não ter ninguém na vigilância dessas armas depositadas ali. Esse tipo de depósito requer vigilância física e pessoas tomando conta. Outra falha é que não se citou em momento algum até agora se teve algum alarme disparado, ou alarme sonoro e qualquer coisa similar”, critica Ribeiro.
Com base na facilidade com que os criminosos entraram e levaram uma série de armas, Vladimir questiona a regularidade da empresa, já que esse tipo de local precisa respeitar uma série de regras e normas de funcionamento. “Essa sucessão de falhas tem que ser bem apurada. Pra que você tenha uma empresa desse tipo, é muita burocracia e a legislação é muito rígida”, completa o especialista.
LEIA TAMBÉM
Polícia investiga roubo de cinco toneladas de carne em Indaiatuba
Campinas já tem 11 novos radares de fiscalização em operação; veja lista de locais
POLÍCIA CIVIL E POLÍCIA FEDERAL
As investigações continuam e a Deic (Divisão Especial de Investigações Criminais) informou que os policiais estão nas ruas para buscar informações sobre o paradeiro dos bandidos e do armamento. As imagens de câmeras de segurança vizinhas também foram recolhidas e deversão ser analisadas.
Responsável pela fiscalização desse tipo de local, a PF (Polícia Federal) foi procurada pela produção da EPTV Campinas sobre o crime, mas não deu retorno até o fechamento desta reportagem. Assim que isso ocorrer, esse texto será atualizado com o posicionamento oficial do órgão policial.
A empresa, que prestaria serviço de segurança e escolta armada, foi procurada pela reportagem e questionada sobre a vigilância do local, mas desde a manhã de ontem não enviou qualquer resposta.
O CRIME
A empresa de segurança foi alvo de bandidos na madrugada desta quarta, no Jardim Das Bandeiras II, em Campinas. Segundo a polícia, foram levadas 54 armas, além de munições e coletes depois que os criminosos invadiram a empresa, que fica às margens da Rodovia Santos Dumont (SP-075). Veja:
- 24 armas de calibre 12,
- 20 armas de calibre 38
- 10 armas de calibre 380
- 1,7 mil munições
- 17 coletes à prova de balas
LEIA MAIS
Vira-lata caramelo invade evento de cães de raça, chama atenção e é adotado