- Publicidade -
CotidianoRua ‘engole’ roda de ônibus em bairro de Hortolândia

Rua ‘engole’ roda de ônibus em bairro de Hortolândia

Coletivo foi retirado por volta das 10h30 e não teve passageiros feridos; moradores relataram problemas frequentes com buracos na rua em questão

- Publicidade -

Um ônibus do transporte urbano de Hortolândia afundou em um buraco causado por uma obra no Parque Orestes Ongaro, na manhã desta quarta-feira (21). O incidente aconteceu na esquina da Rua Rio Potengi e teria sido causado por uma obra realizada por uma empresa particular. Porém, moradores da região reclamam que o problema não é novidade (entenda abaixo).

O coletivo passava pela via, quando o motorista avistou um buraco que já estava aberto e tentou desviar, mas o asfalto cedeu, deixando o pneu direito preso em um novo buraco e o eixo da frente danificado.

De acordo com o Setcamp (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Campinas e região), nenhum passageiro ficou ferido.

O ônibus foi retirado por volta das 10h30, após diversas tentativas, e o fornecimento de água na rua foi suspenso para evitar novas erosões.

A Prefeitura de Hortolândia informou que a linha de ônibus afetada, por não poder fazer paradas na rua por enquanto, vai ter o itinerário reorganizado momentaneamente para reduzir ao máximo o impacto aos usuários.


Problema não é novidade


A secretaria de Serviços Urbanos de Hortolândia informou que o problema na Rua Rio Potengi começou depois de uma obra realizada por um empreendimento particular, a BRZ Empreendimentos. Segundo a pasta, equipes da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), junto com a construtora, teriam feito ações de infraestrutura e o trabalho é que teria ocasionado o afundamento do solo.

Porém, moradores relataram que, há alguns dias, o asfalto já estava afundando nos trechos onde as obras aconteceram. A suspeita é que o problema seja fruto de uma infiltração, porque, mesmo com a falta de abastecimento, os buracos na rua permanecem cheios d’água.

- Publicidade -

Esse vazamento na rede de água teria sido provocado por uma rede de esgoto nova que tinha sido colocada no lugar. Após a queda do ônibus, o buraco na via acabou ficando muito maior, então, para ser refeita a rede de esgoto, foi preciso abrir todo o asfalto até a rua para baixo da Rio Potengi.

Falta de água

Moradores também reclamam que estão desde ontem sem água, conforme relatou a trabalhadora autônoma Marisete de Assis. A previsão era que o abastecimento retornasse nesta amanhã, mas, após o acidente com o ônibus, a espera deve aumentar.

“Faz um bom tempo já, buraco direto, todo dia. Fecha ali, fecha aqui, está uma zona”, conta o mecânico Gabriel Oliveira. “A gente precisa de água para lavar as peças, então não consegue trabalhar”.

O que dizem as empresas e a Prefeitura?

A Sabesp, em nota, afirma não ter relações com a obra, que se trata de uma obra particular, mas uma equipe foi encaminhada para verificar a situação. A Prefeitura de Hortolândia também informou que não tem qualquer responsabilidade pelo caso.

Já a BRZ Empreendimentos, responsável pela intervenção no local destacou em nota que, “embora a origem do vazamento esteja sob análise, está atuando sob orientação da Sabesp, em parceria com as equipes que compõem o consórcio responsável pela execução de obras de tubulação”. O trabalho em conjunto visa à rápida solução do problema e normalização do trânsito, conclui.

*Com informações da EPTV Campinas

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.


LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Instagram e Threads reduzirão alcance de conteúdo político

Os grandes golpes cibernéticos: conheça os 5 maiores da história

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -