Um ônibus do transporte urbano de Hortolândia afundou em um buraco causado por uma obra no Parque Orestes Ongaro, na manhã desta quarta-feira (21). O incidente aconteceu na esquina da Rua Rio Potengi e teria sido causado por uma obra realizada por uma empresa particular. Porém, moradores da região reclamam que o problema não é novidade (entenda abaixo).
O coletivo passava pela via, quando o motorista avistou um buraco que já estava aberto e tentou desviar, mas o asfalto cedeu, deixando o pneu direito preso em um novo buraco e o eixo da frente danificado.
De acordo com o Setcamp (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Campinas e região), nenhum passageiro ficou ferido.
O ônibus foi retirado por volta das 10h30, após diversas tentativas, e o fornecimento de água na rua foi suspenso para evitar novas erosões.
A Prefeitura de Hortolândia informou que a linha de ônibus afetada, por não poder fazer paradas na rua por enquanto, vai ter o itinerário reorganizado momentaneamente para reduzir ao máximo o impacto aos usuários.
Problema não é novidade
A secretaria de Serviços Urbanos de Hortolândia informou que o problema na Rua Rio Potengi começou depois de uma obra realizada por um empreendimento particular, a BRZ Empreendimentos. Segundo a pasta, equipes da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), junto com a construtora, teriam feito ações de infraestrutura e o trabalho é que teria ocasionado o afundamento do solo.
Porém, moradores relataram que, há alguns dias, o asfalto já estava afundando nos trechos onde as obras aconteceram. A suspeita é que o problema seja fruto de uma infiltração, porque, mesmo com a falta de abastecimento, os buracos na rua permanecem cheios d’água.
Esse vazamento na rede de água teria sido provocado por uma rede de esgoto nova que tinha sido colocada no lugar. Após a queda do ônibus, o buraco na via acabou ficando muito maior, então, para ser refeita a rede de esgoto, foi preciso abrir todo o asfalto até a rua para baixo da Rio Potengi.
Falta de água
Moradores também reclamam que estão desde ontem sem água, conforme relatou a trabalhadora autônoma Marisete de Assis. A previsão era que o abastecimento retornasse nesta amanhã, mas, após o acidente com o ônibus, a espera deve aumentar.
“Faz um bom tempo já, buraco direto, todo dia. Fecha ali, fecha aqui, está uma zona”, conta o mecânico Gabriel Oliveira. “A gente precisa de água para lavar as peças, então não consegue trabalhar”.
O que dizem as empresas e a Prefeitura?
A Sabesp, em nota, afirma não ter relações com a obra, que se trata de uma obra particular, mas uma equipe foi encaminhada para verificar a situação. A Prefeitura de Hortolândia também informou que não tem qualquer responsabilidade pelo caso.
Já a BRZ Empreendimentos, responsável pela intervenção no local destacou em nota que, “embora a origem do vazamento esteja sob análise, está atuando sob orientação da Sabesp, em parceria com as equipes que compõem o consórcio responsável pela execução de obras de tubulação”. O trabalho em conjunto visa à rápida solução do problema e normalização do trânsito, conclui.
*Com informações da EPTV Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Instagram e Threads reduzirão alcance de conteúdo político
Os grandes golpes cibernéticos: conheça os 5 maiores da história