Campinas realiza neste sábado (13) o Dia D de vacinação contra a gripe. As doses serão aplicadas das 8h às 17h em 63 dos 68 CSs (Centros de Saúde) da cidade e em mais cinco pontos fixos em três diferentes regiões – veja abaixo.
Leia também: Lotação faz HC da Unicamp suspender cirurgias eletivas em crianças
A iniciativa é da secretaria de Saúde estadual. Poderão tomar as doses os grupos prioritários:
- Idosos (60 anos ou mais)
- Gestantes e puérperas
- Trabalhadores da área de saúde
- Trabalhadores da área de educação
- Crianças na faixa entre 6 meses e 5 anos
- Pessoas com deficiência permanente
- Pessoas com comorbidades
- Caminhoneiros
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo
- Trabalhadores portuários
- Povos indígenas
- População em situação de rua
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- População do sistema de privação de liberdade
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos)
Em Campinas, os grupos prioritários representam 478,2 mil pessoas, e a meta é imunizar 90% de cada um deles. No caso das crianças que recebem o imunizante pela primeira vez, é preciso tomar duas doses, com intervalo de 30 dias.
O que é preciso levar para vacinação?
- documento de identidade com foto
- caderneta de vacinação, se tiver
63 dos 68
Cinco centros de saúde ficarão fechados porque, segundo a Prefeitura, os servidores não aderiram à iniciativa. São eles:
- Esmeraldina
- Jardim Santa Odila
- Village
- Tancredão (Campos Elíseos)
- Vila Orosimbo Maia
Prevenção contra gripe
O objetivo da Prefeitura com essa força-tarefa é evitar complicações pela infecção, que podem resultar em internações ou morte, sobrecarregando o sistema de saúde municipal, porque a vacina protege contra os principais vírus em circulação: H1N1, H3N2 e influenza B.
“Sabemos que a maioria das pessoas que acabam internadas são as que deixaram de se imunizar, por isso, é muito importante que a população incentive a cultura de vacinação para se proteger e evitar sobrecarga na rede de saúde. A vacina também pode ser tomada de forma simultânea com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação, caso seja preciso atualizar a caderneta”, informou a coordenadora do Programa de Imunização, Chaúla Vizelli.
Nos centros de saúde, será possível atualizar o esquema vacinal. Já nos pontos fixos, serão aplicadas apenas as doses contra a gripe.
Os cinco pontos fixos são:
- Centro de Educação Infantil Annita Affonso Ferreira: rua Manoel Militão de Melo, 31, Jardim São José II. Horário: 8h às 16h (área do CS São José)
- Associação Douglas Andreani: rua Wadi Abdala Gnatos, 7, Jardim Monte Cristo/ Parque Oziel. Horário: 8h às 16h (área CS Oziel)
- Núcleo Mãe Maria Seareiros: rua Francisco Mesquita, 335, Vila Brandina. Horário: 8h às 17h (área CS Sousas)
- Escola Estadual Dr. Antonio Carlos Couto de Barros: rua Agenor Augusto do Nascimento, 1, Conjunto Habitacional Vila Santana. Horário: 8h às 12h (área CS Sousas)
- Igreja Quadrangular (Cohab): rua João dos Santos Júnior, 108, Jardim Conceição. Horário: das 13h às 17h (área CS Sousas)
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Limeira tem festival gastronômico gratuito com música ao vivo; veja local
Roberta Campos fará show em Piracicaba nesta sexta-feira; veja como adquirir ingressos