- Publicidade -
CotidianoSeis linhas de ônibus serão extintas a partir de sexta-feira em Campinas

Seis linhas de ônibus serão extintas a partir de sexta-feira em Campinas

Motivo, segundo a Prefeitura, é a adesão de usuários ao sistema BRT Campo Grande e às linhas de ônibus alimentadoras do Satélite Íris

- Publicidade -

Seis linhas de ônibus chamadas de radiais (bairro/Centro) do distrito do Campo Grande de Campinas serão extintas a partir da próxima sexta-feira (1º) porque tiveram queda da demanda, segundo a Prefeitura. São elas:

- Publicidade -
  • 221 (Satélite Íris IV)
  • 222 (Jardim Florence)
  • 223 (Satélite Íris III)
  • 224 (Residencial Sírius / Corredor Central)
  • 225 (Residencial Sírius II)
  • 229 (Jardim Florence II)

Entretanto, será mantida a 228 (Princesa D’Oeste), porque, segundo a Prefeitura, ela abrange mais regiões (Vila Perseu e Jardim do Lago).

Leia também: Avenida John Boyd Dunlop terá desvio para obras do novo viaduto sobre a Bandeirantes

- Publicidade -

Mas, por que caiu a demanda das linhas de ônibus radiais?

De acordo com a Administração, foi por causa da adesão dos usuários ao sistema BRT Campo Grande e às linhas alimentadoras do Satélite Íris.

Segundo a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), desde outubro de 2023, os usuários destas linhas contam com as alimentadoras que têm trajetos equivalentes e com intervalos menores nos bairros.

São elas:

  • 227 (Jardim Florence II)
  • 232 (Jardim Rossin)
  • 233 (Jardim Florence I)
  • 234 (Satélite Íris III)
  • 235 (Residencial Sirius)
  • 243 (Princesa D’Oeste)
  • 226 (Residencial Sirius / Terminal Satélite Íris) – que já existia

Ainda de acordo com a Emdec, os usuários utilizam as alimentadoras para acessar o Terminal Satélite Íris e fazem a integração gratuita com uma das linhas BRT (BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26) com um deslocamento mais rápido pelo corredor exclusivo.

Mudança em números

As seis linhas radiais (bairro/Centro) do Campo Grande apresentaram redução gradativa na demanda de usuários.

Antes da atual operação do BRT, em setembro de 2023, as seis linhas radiais transportaram em média de 18,2 mil passageiros em dias úteis.

Em outubro, foram 15,8 mil, uma redução de quase 13,3%. E, na primeira quinzena de fevereiro, foram em média 3,4 mil passageiros transportados por dia – uma redução de 81% em relação ao mês de setembro.

Já as alimentadoras do Satélite Íris somaram em média 8,6 mil passageiros transportados em novembro e cerca de 12,4 mil, na primeira quinzena de fevereiro.

Linha BRT25

A linha BRT25 (Satélite Íris) terá mais um ônibus circulando em dias úteis a partir de 1º de março, totalizando nove circulando nos horários de pico, com intervalos de nove minutos.

A linha parte do Satélite Íris e atende as dez estações do BRT Campo Grande, chegando até o Terminal BRT Mercado – passando pelo Terminal Central e Corredor Central (Rótula).

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

WhatsApp lança novos recursos de formatação de texto

Quantas pessoas estiveram no ato de Bolsonaro?

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -