A semana começa com céu limpo e tempo firme em Campinas. Por volta das 7h desta segunda-feira (4), o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, registrou 13,9°C.
Apesar disso, as máximas devem subir e se aproximar dos patamares do final de semana, quando chegaram a 28°C no sábado (2) e também no domingo (3).
“A semana deve manter características semelhantes de tempo e temperaturas oscilando pouco em torno dos valores do final de semana”, detalha o Centro.
O órgão mais uma vez não espera chuvas em Campinas. Segundo o boletim, as perspectivas “estão sendo monitoradas a partir do dia 10 de julho”.
LEIA MAIS
Dupla é presa em flagrante por posse de drogas em Hortolândia
Homem desaparece após se afogar em represa de Americana
PROGNÓSTICO SAZONAL
Na última previsão estendida, até agosto – portanto, até meados do Inverno -, o Cepagri, da Unicamp, estimou as temperaturas médias.
Conforme o boletim da entidade, “os modelos têm sido unânimes em apontar temperaturas médias acima dos valores de referência”.
VEJA TAMBÉM
Praias brasileiras dominam o top 10 da América do Sul
Confira 10 dicas para viajar com seu pet
“O desmembramento mensal oferecido pelo modelo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica que as chances de temperatura acima da média são maiores para julho e agosto (principalmente)”, diz um trecho.
Apesar disso, não descarta a ocorrência de frio intenso, mas aponta um quadro que sugere períodos prolongados de temperaturas acima da média. Veja:
Julho
– Temperatura mínima média: 12,4°C
– Temperatura média: 18,9°C
– Temperatura máxima média: 25,4°C
Agosto
– Temperatura mínima média: 13,5°C
– Temperatura média: 20,4°C
– Temperatura máxima média: 27,2°C
LEIA MAIS
Conheça as influenciadoras da nossa região que estarão no Tudo Elas
Quanto às chuvas, por fim, os prognósticos do Centro sugerem “um prolongado período de poucas chuvas entre meados de junho e meados de julho”. Confira:
Julho
– Chuva no mês: 36,7 mm
– Dias de chuva: 3,1
Agosto
– Chuva no mês: 25,2 mm
– Dias de chuva: 2,8
UMIDADE NO INVERNO
Além de detalhar a sensação térmica, o Cepagri também faz um alerta sobre a umidade do ar, já que a “mínima poderá ficar abaixo de 30% durante as tardes”.
Nos dias em que isso ocorrer, o município pode entrar em estado de atenção, entre 20% e 30%, em alerta, de 20% a 30%, ou em emergência, abaixo de 12%.
LEIA TAMBÉM
Campinas tem 194 mil veículos licenciados; veja como fazer