O mês de setembro começou nesta sexta-feira (1º) e contará com algumas mudanças importantes no clima logo na primeira semana. De acordo com a previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, o tempo segue abafado durante o final de semana, quando são esperadas chuvas em Campinas. Contudo, a partir de terça-feira (5), a passagem de uma frente fria pode causar queda nas temperaturas.
A previsão para esta sexta é de tempo firme, com presença de algumas nuvens de menor desenvolvimento. Essa condição é causada por uma massa de ar seco que segue sob a região de Campinas. Já no sábado (2), as instabilidades retornam e, em conjunto com uma troposfera com maior disponibilidade de umidade, deverão ocasionar nebulosidade variável e pancadas de chuva e temporais.
“Para o sábado, o aumento no teor vertical de vapor de água em todo o estado e uma mudança nas condições termodinâmicas e dinâmicas (associadas à circulação atmosférica em diferentes altitudes) tornam a atmosfera novamente favorável ao desenvolvimento de nuvens de chuva na região, podendo resultar em pancadas de chuva e temporais a partir da tarde”, informa o Centro.
LEIA TAMBÉM
Campinas terá painel com videochamadas para ajudar mulheres em pontos de ônibus à noite; entenda
Após surto por maculosa, Santa Margarida anuncia retomada de shows com Ludmila, Falamansa e Dilsinho
No domingo (3), as chances de chuva aumentam e o clima segue abafado. Durante o final de semana, ventos que sopram do nordeste transportam um ar mais quente para a nossa região e as temperaturas ficam entre 19ºC e 32ºC.
Passagem de frente fria
Entre segunda (4) e terça-feira (5) é esperada uma situação de pré-frontal, o que deve influenciar no desenvolvimento de tempestades na região de Campinas. De terça para quarta-feira (6) uma frente fria avança pelo oceano, próximo ao litoral de São Paulo.
“Até a segunda-feira, o tempo fica abafado, com temperaturas elevadas e nebulosidade variável – de parcialmente nublado a nublado, e as temperaturas mais altas são esperadas para a segunda-feira, em torno de 33ºC”, afirma o meteorologista do Cepagri, Bruno Bainy.
Queda nas temperaturas
Para meados da próxima semana a expectativa é de céu nublado a encoberto, com algumas entradas rápidas de sol e chuvas. Essa condição deve limitar a elevação das temperaturas máximas, que ficam um pouco mais amenas até quarta-feira.
“Os ventos sopram com mais força, o que talvez possa baixar a sensação térmica, mas não há indicativos de entrada de ar frio propriamente dito”, acrescenta Bainy.
Ainda de acordo com a previsão estendida do Cepagri, as temperaturas devem voltar a subir no decorrer de quinta-feira (7), quando teremos o feriado prolongado do Dia da Independência do Brasil.
LEIA MAIS
Número de reclamações sobre a 123milhas em agosto é o maior de 2023