A Prefeitura de Sumaré confirmou nesta terça-feira (14) a morte de um menino de 5 anos por picada de escorpião. Lucas Miguel Anequim Barbosa, morador da região do Maria Antônia, morreu no dia 16 de janeiro no Hospital Estadual de Sumaré, onde estava internado após o acidente.
Entenda o caso do menino que morreu com picada de escorpião
O menino de 5 anos morreu em janeiro após ser picado por um escorpião no Condomínio Portal Campo dos Hibiscos, na Rua Odette Jones Gigo, em Sumaré.
Segundo relato da mãe da criança, eles desceram em uma noite para o parquinho que fica próximo a uma área de matagal e, quando estava voltando, a criança sentiu algo no pé e gritou. Após subir para a casa e tomar banho, o pé e a perna de Lucas começaram a ficar roxos, e então eles foram para o hospital.
O garoto tomou o soro contra o veneno do escorpião e ficou tranquilo durante a madrugada. Mas, no início da manhã, ele começou a ficar ofegante e foi entubado. Após a entubação, a criança sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu.
O corpo dele foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) para atestar a causa da morte, e a confirmação foi feita pelo GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológico) nesta terça-feira (14).
O que fazer se for picado por animal peçonhento?
Desde fevereiro, moradores do estado de São Paulo podem contar com uma ferramenta online que facilita a localização dos 220 pontos de atendimento soroterápico para vítimas de escorpião, aranha, serpente e lagartas. Ela pode ser acessada aqui.
Chamada de Mapa Interativo, a ferramenta foi desenvolvida pelo CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) e fornece as informações necessárias para buscar ajuda em emergências. O recurso é ainda mais importante no período quente e chuvoso, época em que este tipo de acidente mais acontece, já que há condições climáticas propícias para a reprodução dos animais.
*Com informações da EPTV Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Software criado na Unicamp ajuda a identificar pessoas pelos dentes; entenda como funciona
Festa das Nações terá música e gastronomia de 17 países em Piracicaba; veja a programação