O homem suspeito de chutar e vandalizar uma catraca do Terminal BRT Mercado, no Centro de Campinas, foi detido na noite de ontem (28). O suspeito foi identificado dentro do próprio terminal e encaminhado ao 1º Distrito Policial, no Botafogo, pela Guarda Municipal de Campinas.
Ontem, um vídeo gravado por câmeras de segurança do terminal e divulgado pela Administração mostrou a ação do homem que estava acompanhado de outras duas pessoas. As imagens mostram o grupo praticando a evasão da tarifa, pulando as catracas e acessando o terminal pela área reservada às pessoas com mobilidade reduzida. Na sequência, um deles retorna e comete o ato de vandalismo, desferindo chutes e socos contra a catraca. Quando percebe que foi filmado, o vândalo ainda tenta danificar a câmera de segurança. Ele chega a jogar um extintor de incêndio no equipamento. O crime aconteceu na noite de terça-feira.
Veja vídeo de suspeito vandalizando catraca no Terminal BRT Mercado
Ontem, a partir da Central de Monitoramento da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), que monitora o terminal 24 horas, foi possível identificar os horários em que o terminal é utilizado pelo suspeito. Ao perceberem a presença do suspeito, a Emdec acionou a GM, que fez a detenção.
Ato de vandalismo é crime
Vale lembrar que atos de vandalismo do patrimônio público é crime, previsto no Código Penal. Ontem, a Emdec chegou a registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. O funcionamento das catracas foi restabelecido por volta de 8h30 de quarta.
Atos de vandalismo são recorrentes, diz Emdec
De acordo com a Emdec, o Terminal BRT Mercado enfrenta de três a cinco ocorrências mensais de vandalismo, que incluem pichações, danos e tentativas de furto. Além disso, as equipes de segurança registram, em média, duas ocorrências diárias de furtos de fiação ou vandalismo, principalmente no Corredor BRT Perimetral.
Monitoramento
O sistema de câmeras do BRT, que cobre 19 estações e terminais, opera 24 horas para identificar e prevenir vandalismo e evasão tarifária. Todos os pontos possuem sinalização informativa sobre a presença das câmeras, conforme a legislação. No entanto, a ativação completa do novo sistema de câmeras foi prejudicada por vandalismo e tentativas de furto de fiação, especialmente na Avenida John Boyd Dunlop.
Como denunciar atos vandalismo?
A população pode relatar atos de vandalismo contra as infraestruturas do transporte e de mobilidade diretamente para a Emdec, pelos canais do Fale Conosco Emdec – telefone 118, portal (www.emdec.com.br/faleconosco) e, também, pelo WhatsApp (19) 3731-2910 e chatbot Emdec, disponível na página inicial do site da empresa. Denúncias que envolvem a segurança pública são recebidas pela Guarda Municipal, pelo telefone 153.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA
Alunos de escola pública de Piracicaba vão apresentar projeto de combate às mudanças climáticas em Paris
Prefeitura de Nova Odessa alerta sobre falsos agentes da Vigilância Sanitária que estão aplicando golpes pelo WhatsApp