Um trecho da Avenida Francisco Glicério, no Centro de Campinas, será bloqueado a partir das 15h desta quinta-feira (24) devido à transmissão do jogo do Brasil contra a Sérvia pela Copa do Mundo em um telão gigante de LED no Largo do Rosário. O esquema de trânsito foi detalhado pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) e envolve duas etapas de interdições (veja abaixo).
O primeiro jogo do Brasil no mundial do Catar começa às 16h, mas o fechamento viário antecipado serve para comportar o público e organizar o fluxo de carros no entorno da praça e nas vias próximas ao local da transmissão. O modelo deve se repetir para as demais partidas da primeira fase. Na próxima segunda-feira (28), a seleção enfrenta a Suíça às 13h. Já em 2 de dezembro, às 16h, o rival é Camarões.
“A operação especial prevê o bloqueio da Avenida Francisco Glicério no trecho entre as vias Benjamin Constant e General Osório, uma hora antes dos jogos. Os motoristas deverão desviar pelas avenidas Benjamin Constant e Senador Saraiva. Os agentes de mobilidade urbana vão monitorar a concentração do público e realizar, se necessário, uma segunda etapa de interdições”, argumenta a Emdec.
Neste caso, os bloqueios serão feitos nos cruzamentos da Avenida Doutor Campos Sales com a Rua José Paulino e da Rua General Osório com a Rua José Paulino. Se isso se confirmar, os motoristas deverão usar as ruas José Paulino e General Osório ou as ruas José Paulino e Barreto Leme para fazer os desvios durante as partidas. Os agentes também orientarão os motoristas e os usuários do transporte público.
Além das equipes presentes na região central, a operação vai contar ainda com atuação remota de operadores da Divisão de Controle Operacional e de equipes semafóricas. O telão ficará instalado no Largo do Rosário até o dia 18 de dezembro, quando será disputada a final da Copa do Mundo, e a Emdec já divulgou que o esquema será mantido na fase eliminatória da competição, caso o Brasil avance.
LEIA TAMBÉM
Telão da Copa em Campinas: PM e GM farão ação conjunta de segurança
USO DE MÁSCARAS
Nesta quarta-feira (23), o Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus em Campinas voltou a recomendar fortemente o uso de máscaras no transporte público e em locais com aglomerações, pouco ventilados, ou sem ventilação natural. A decisão foi anunciada após o aumento de casos e internações de covid-19 no município nas últimas semanas.
“Por isso, as pessoas que se concentrarem no Largo do Rosário para acompanhar os jogos deverão estar com a proteção para prevenir a transmissão”, afirma a Emdec.
INFORMAÇÕES
O serviço “Fale Conosco” da Emdec estará disponível para esclarecer dúvidas e receber manifestações sobre trânsito e transporte, pelo telefone 118, pelo site (www.emdec.com.br/faleconosco) ou através do aplicativo “Emdec”, disponível para download gratuito no Google Play e na App Store. Para chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD, a empresa disponibiliza o telefone (19) 3731-2910.
LEIA MAIS
Espanha massacra Costa Rica em estreia; Confira os jogos desta quarta