O teleférico de Pedreira, com vista para as montanhas da Serra da Mantiqueira e do Rio Jaguari, voltará a funcionar neste sábado (30) após ficar fechado por quase 20 anos.
A atração está prevista para ser aberta ao público às 16h e o ingresso custa R$ 20. Caso chova, a atração não vai funcionar, mas a solenidade de inauguração será mantida.
“Amanhã 13h estará aberto ao público, e até a inauguração, às 16h, estará aberto de graça. Teremos a abertura para o pessoal rever, e depois teremos uma solenidade. A partir de domingo começa a operação normal do teleférico”, explicou o gerente de projetos, Wilson Miguel.
O equipamento conecta a Avenida Marginal ao Morro do Cristo e passou por uma reforma de 19 meses. Segundo a Prefeitura de Pedreira, para que o teleférico ficasse totalmente seguro, foram necessárias trocas de mais de 570 metros de cabos de aço que sustentam as cadeiras.
Também foram feita as reformas completas das torres de sustentação, volantes e casa de máquinas. O teleférico era uma grande atração de Pedreira e durante os anos em que ficou fechado chegou a ser alvo de vandalismo.
“Pedreira recebe em torno de 20 mil turistas por fim de semana, por ano o número passa de 1 milhão de visitantes. Essa obra é fundamental para gerar mais recursos para o município”, disse o gestor responsável pela elaboração do projeto de reforma Wilson Miguel.
LEIA TAMBÉM
Frente fria chega nesta sexta e derruba temperaturas em Campinas
IR: Receita paga hoje restituições; veja quantos recebem na região de Campinas
FUNCIONAMENTO
O teleférico ficará aberto aos finais de semana e feriados das 8h às 16h. A capacidade da atração, que dura 20 minutos, é de 108 pessoas por hora por sentido.
OBRAS
Além do teleférico, os convênios feitos pela Administração estão garantindo a reforma de toda a praça que recebe a atração, como a construção de sanitários, lanchonete com um deque sombreado por um pergolado em seu entorno, paisagismo, playground e implantação de relógio de flores.
Segundo a Prefeitura, grande parte dos recursos para essas reformas, de cerca de R$ 2 milhões, foram levantados através da parceria do governo do município com o governo do estado.
“Foi um grande desafio fazer esse projeto, todos os equipamentos eram antigos e estavam parados há muito tempo. Foi realizada uma série de modernizações, e adequações às Normas Brasileiras de Regulamentação, para tornar a atração mais eficiente, sustentável e segura para os turistas. Além da reforma, há um plano de manutenção para que o sistema permaneça em ótima performance por um longo tempo”, disse o gestor do projeto.
LEIA MAIS
Confira a receita de rocambole de doce de leite com massa no ponto perfeito