- Publicidade -
CotidianoTemporal em Campinas teve ventos de 100 km/h e mais de 400 raios

Temporal em Campinas teve ventos de 100 km/h e mais de 400 raios

Chuva forte e ventania derrubaram 10 árvores e destelharam e destruíram o muro de um centro de saúde de Campinas

- Publicidade -

*Matéria atualizada às 10h40 do dia 17 de outubro de 2023

Campinas teve ventos de 100 km/h e registrou 426 raios durante o temporal que atingiu a cidade entre a noite de segunda-feira (16) e a madrugada desta terça (17). A chuva forte derrubou ao menos 17 árvores em ruas e avenidas e destruiu o muro e o telhado de um centro de saúde em obras. Ninguém se feriu.

Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, os ventos fortes chegaram aos 100 km/h por volta de 0h30, e aos 72,2 km/h cerca de 10 minutos depois, por volta de 0h40. A medição foi feita na estação do centro no Aeroporto Internacional de Viracopos.

O Climatempo registrou a queda de 426 raios em Campinas durante o temporal. Conforme a Defesa Civil da cidade, o maior volume de chuva no município foi de 47,3 milímetros. O órgão também confirmou que foram contabilizadas 17 árvores caídas em diversos bairros. Veja algumas das ocorrências:

Queda de árvore: Rua Pitangueiras, Jardim Baronesa

Imóvel em risco: Estrada da Rhodia, km 15, distrito de Barão Geraldo

Queda de árvore: Rua São Luís do Paraitinga, Jardim do Trevo

- Publicidade -

Queda de árvore: Rua Primeiro de Março, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora

Queda de árvore: Avenida Doutor Moraes Salles, Centro

Queda de árvore: Avenida José Bonifácio, Jardim das Paineiras

Queda de árvore: Rua Orivaldo Antônio Palermo, Cidade Satélite Íris I

Queda de muro: Rua José Bento de Assis, Jardim São Pedro

Queda de árvore: Avenida Barão de Itapura, Botafogo

Queda de árvore: Rua Marina Vieira de Carvalho Mesquita, Vila Brandina

Centro de saúde

Ainda em construção, o CS (Centro de Saúde) do Residencial Cosmos teve as telhas arrancadas devido à força dos ventos. As partes do telhado caíram sobre o muro, que foi destruído, e também romperam um cano.

Por volta de 7h30, equipes da construtora responsável pelas obras, recolhiam as telhas e iniciavam os reparos. A Sanasa, responsável pelo serviço de água e esgoto em Campinas, também iria ao local.

Vai chover mais?

Após o temporal, o tempo quente e abafado deve prevalecer em Campinas ao longo do dia, quando são esperadas mais tempestades isoladas e as chuvas acumuladas podem chegar a 15 milímetros. A previsão foi detalha em um boletim do Cepagri.

Com períodos de maior nebulosidade ao longo desta terça, o calor deve prevalecer e a cidade terá temperaturas entre 21°C e 33°C. E justamente por conta dos índices altos, são esperadas pancadas fortes em algumas localidades (Leia a notícia aqui).

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA MAIS

Mudanças em 10 linhas de ônibus geram reclamações entre passageiros; entenda

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -