- Publicidade -
CotidianoTJ-SP alerta para golpe de falso advogado que pede dinheiro aos clientes

TJ-SP alerta para golpe de falso advogado que pede dinheiro aos clientes

Segundo o TJ, quadrilhas especializadas estão usando nome, logotipo e outras informações de escritórios de advocacia para aplicar o golpe

- Publicidade -
Tribunal de Justiça de São Paulo (Foto: Divulgação/TJ)
Tribunal de Justiça de São Paulo (Foto: Divulgação/TJ)

O Tribunal de Justiça de São Paulo faz um alerta sobre o golpe do falso advogado. Segundo o TJ, quadrilhas especializadas estão usando nome, logotipo e outras informações de escritórios de advocacia para pedir dinheiro para os clientes. Advogados de Campinas já registraram boletim de ocorrência denunciando a fraude – veja mais abaixo.

Os bandidos estão entrando em contato via whatsapp, principalmente com pessoas que venceram uma ação na justiça e tem um dinheiro pra receber, seja de uma prefeitura, do governo do estado ou mesmo do governo federal.

LEIA TAMBÉM

Defesa Civil interdita apartamento onde homem morreu após tentar fugir de incêndio, em Campinas

Hopi Hari, em Vinhedo, terá entrada gratuita para mulheres em março

 

“Se passam por funcionários do Tribunal de Justiça, por funcionários do fórum, por advogados e dizem que a pessoa está para receber os valores. Só que, para receber os valores, precisa fazer um depósito, pagar uma taxa, pagar custas, pagar um tributo ou então, simplesmente, clicar em um link que é mandado pelo whatsapp. Enfim, são várias as situações”, explica o diretor da 4ª Região Administrativa Judiciária, Wagner Gídaro.

Essa dívida do estado com a pessoa se chama precatório só que os dados desse processo são públicos e começaram a ser usados por criminosos. Eles têm tudo em mãos número do processo, nomes de todos os funcionários de um escritório de advocacia, selo e logotipo, para não levantar suspeitas na hora de pedir dinheiro para acelerar o processo.

- Publicidade -

Os criminosos escrevem e falam um português impecável além de outras estratégias.  “Os clientes que receberam ligações dessas pessoas dizem que eles são muito articulados, falam muito bem, um português perfeito e solicitam documentos para, depois, solicitar um depósito em dinheiro que afirmam que seria para pagar custas processuais ou honorários de advogados”, comenta o advogado Murilo Santos.

A advogada Sara Simões, de Campinas, que tem centenas de clientes com ações trabalhistas, explica que em uma ação ganha contra o estado, o cliente não realiza qualquer pagamento antes pra ter acesso a indenização. Se o suposto advogado pedir pagamento para isso, é golpe. Mais da metade dos clientes dela já foram abordados por estelionatários e alguns caíram nessa história.

“Já se passaram por mim, ligando para os clientes e tentando convecê-los que estaria fazendo um acordo extrajudicial, teria custos com o cartório e também precisaria adiantar os honorários. Nós tivemos 8 clientes que pagaram e não conseguiram reaver o dinheiro”, relata.

Para a presidente da OAB é importante que a pessoa tenha sempre o endereço físico do advogado. Em caso de dúvida, rejeite o contato via celular.

“Vale a pena a gente lembrar que essa relação cliente-advogado quanto mais próxima ela for, mais transparente, acho que ele vai se sentir seguro e o golpe talvez seja evitado”, acrescenta Luciana Freitas, presidente da OAB Campinas.

O Tribunal de Justiça do estado reforça a importância de registrar boletim de ocorrência em caso de golpe ou tentativa.

LEIA MAIS

Uso de máscaras em aeroportos e aviões é derrubado pela Anvisa
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -